jueves, 25 de noviembre de 2010

A LEI DO UNIVERSO

06-11-2010


A Lei do Universo



Somos muito preocupados com as leis criadas pelos homens, pois sabemos que seu descumprimento pode ter conseqüências legais que podem nos impor uma pesada multa financeira ou mesmo a cadeia. A punição apenas ocorre quando o infrator é descoberto ou pego em flagrante. Esse é um dos motivos pelos quais tanta gente descumpre as leis quando seguros de que não estão sendo vistos por ninguém ou que as conseqüências de seus atos não lhes serão imputadas.

Existe outro tipo de lei que está relacionada com a espiritualidade. Essa lei não é legalmente constituída pelos homens e por isso nem todos a cumprem. Essas leis pregam valores que atingem não somente os atos praticados, mas também os pensamentos. Impossível a transgressão sem sermos descobertos uma vez que a própria mente denuncia. Seu descumprimento sempre leva a conseqüências punitivas, ainda que nem sempre sejam percebidas e relacionadas pelo infrator. Mas, o perdão leva a extinção da culpa em havendo apenas um sincero arrependimento, sem outras conseqüências.

Existe ainda outro tipo de lei que é muitíssimo mais severa que as outras duas e da qual é impossível escapar. São as leis do universo. Tantas pessoas, quando acreditam que não estão sendo vistas ou que não vão ser descobertas, desrespeitam os direitos dos outros e da natureza. Como nos ensina Ralph W Emerson, o grande equívoco está na crença de que os maus conseguem êxito e de que a justiça não é realizada no presente; que o julgamento não é realizado nesse mundo; que os malvados têm êxito; que os bons são infelizes; que uma compensação a ambas as partes seria oferecida apenas numa vida futura; que os injustiçados, na outra vida irão se divertir muito mais do que os pecadores o fazem hoje. Na verdade, todas as outras leis são regidas por essa lei. Contra ela é inútil maquinar, conspirar ou conluir. As coisas se recusam a ser mal administradas por muito tempo. Se você é desonesto, logo sofrerá as conseqüências. Se come por prazer e não fornece os nutrientes que teu corpo precisa para funcionar bem, logo vai adoecer. Se mantiver hábitos destrutivos, seguramente tua velhice será de doença e dor, se conseguir chegar até lá. Se em teus atos acha que está sendo “esperto” desrespeitando a tudo e a todos, em pouco tempo teu mundo vai desmoronar. O tolo logo se dá conta que nem a si mesmo conseguiu enganar, uma vez que a justiça não demora, pois existe uma perfeita equidade ajustando seu equilíbrio em todas as partes da vida. Silenciosa e certamente, todo segredo é revelado, todo crime punido, toda qualidade recompensada, toda afronta desagravada. Completa Emerson dizendo que o que denominamos retribuição é a necessidade universal pela qual o todo aparece onde quer que uma parte apareça. Se vedes fumaça, existe o fogo. Se vedes uma mão ou um membro do corpo, sabeis que o tronco ao qual pertence encontra-se perto.

Imagino que você já tenha percebido que existe uma lei chamada de lei do retorno. Tudo o que você faz te é recompensado pelo universo. Este não identifica o que é bom ou mau. Ele apenas recompensa fielmente tudo o que for feito com a mesma moeda. Não esqueça, nessa lei não existe exceção. Todos os atos serão retribuídos, pois a natureza tem um pacto de fidelidade com cada um de nós e não falha em retribuir-nos por cada ato. Sempre receberemos de volta por tudo o que fizermos e jamais conseguiremos escapar dessa generosidade. Isso nos faz entender a importância de fazermos o bem, de ajudarmos as pessoas, de praticarmos atos construtivos, de nos preocuparmos com a preservação da natureza, de nos permitirmos apenas sentimentos de amor, carinho e proteção. Assim é que sentimentos de raiva, ódio, vingança, da mesma forma que atos desonestos ou antiéticos são como uma arma que apontamos contra nós mesmos. A sabedoria ainda é a maior conselheira para o cumprimento das leis do Universo. Assim, leia sempre o livro bíblico “ Provérbios” e se direcione por um princípio muito simples mas instrutivo, que nos foi deixado por Jesus há dois mil anos, descrito tanto em S Lucas quanto em S Mateus:“ o que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles”(Lc 6:31). “ Tudo o que quiserdes que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas”.
(Mt 7:12).

No hay comentarios:

Publicar un comentario