sábado, 2 de abril de 2011

ALIMENTANDO O CORPO E A MENTE

2 de abril de 2011

ALIMENTANDO O CORPO E A MENTE

Cláudio Vital Psicólogo

No universo tudo é movimento. As aparências enganam. Mesmo os objetos que os identificamos como sólidos em verdade possuem infinitos espaços entre suas moléculas e átomos. Assim, fisicamente falando, nada permanece igual,uma vez que o estático não existe.
O mesmo acontece com você e teu corpo. Somente conseguimos perceber as diferenças desse movimento e transformação contínuos com o passar dos anos, no entanto esse processo se dá continuamente, de forma ininterrupta, nos tornando diferentes a cada momento. No entanto, uma de nossas características é sermos vivos e a manutenção da vida exige vários cuidados. Uma máquina como um automóvel, para que cumpra a função principal para a qual foi criada que é movimentar-se de um lugar para o outro, necessita de energia que lhe é fornecida através do combustível que melhor se adéqua ao seu motor. Seu corpo é uma máquina viva e para assim se manter também necessita de combustível adequado.
A máquina que compõe o corpo humano é quase perfeita e, com algumas exceções ocasionadas por questões genéticos, todos nascemos sadios se desde o início da gestação tenham sido preservadas as condições adequadas, principalmente em termos de nutrientes. Através do tempo de nossa vida, com nossos hábitos, vamos minando e destruindo essa máquina maravilhosa. Nosso organismo como um todo, para funcionar bem, necessita de dois tipos de nutrientes: o que alimenta o corpo e o que alimenta a mente. O combustível que faz nosso corpo funcionar bem é composto de 108 nutrientes, sendo que desses, 55 nosso organismo tem condições de fabricar, desde que receba através da alimentação os outros 53 nutrientes, na quantidade certa. São os chamados nutrientes essenciais. Nosso corpo necessita de uma quantidade determinada desses nutrientes para funcionar bem e todo excedente ou elimina ou guarda como uma espécie de estoque. A medida que vão acabando quaisquer que sejam os nutrientes, envia imediatamente um aviso para o individuo, para que providencie mais nutrientes, através do mecanismo da fome. No entanto, o organismo manda sempre o mesmo comando de fome diante de qualquer que seja o nutriente que esteja precisando para funcionar bem. A maioria das pessoas quase sempre acaba ingerindo alimentos que o organismo tem em excesso, a base de gorduras e carboidratos, o que faz com que em intervalos pequenos de tempo envie novo comando de fome, pois não recebeu os nutrientes de que precisava e assim sucessivamente. A isso se chama fome celular e ocorre com aquelas pessoas que sentem fome 24 horas por dia.
Ademais da nutrição para nosso corpo, precisamos nutrir nossa mente. Essa nutrição nos chega através dos cinco sentidos e, diferentemente de nosso corpo, jamais se “empanturra”. Isso lhe dá uma vantagem pois, quanto mais nutrientes dermos para nossa mente, mais a estaremos desenvolvendo, quer para o bem, quer para o mal. No entanto, nossa mente se transformará exatamente naquilo em que foi alimentada pois, as sementes produzem frutos sempre da mesma espécie. James Allen tem um livrinho maravilhoso que se chama: “Você é aquilo que pensa”. Mais do que isso, da tua mente depende também o funcionamento adequado do teu corpo. A mente detém o comando e o controle e dela depende teu sucesso ou fracasso. Os melhores nutrientes da mente nos são apresentados através dos sentidos da visão e da audição. Você precisa ter um mínimo de sabedoria e disciplina para discernir que alimentos tua mente precisa para que você tenha sucesso na vida, ajudando muitas pessoas e deixando de ser apenas mais um consumidor de oxigênio que ao morrer não deixará saudades. Alguns livros têm a melhor comida para tua mente. Te indico dois, que têm o potencial de transformar completamente tua vida: o primeiro é a Bíblia Sagrada e o segundo é “ Ciência e saúde- Com a chave das escrituras” de Mary Baker Eddy. Nesses livros você encontrará a sabedoria, despertará tua espiritualidade e se colocará em sintonia com o Universo que é Deus. Respeitará a natureza. Aprenderá a respeitar o trovão e a tempestada, da mesma forma que aprenderá a apreciar a sinfonia do vento ao acariciar cada folha das árvores. Começará a apreciar uma música barroca ou uma sinfonia. Mas não esqueça que você terá sempre diante de ti o caminho mais curto que te levará fatalmente ao fracasso que é ficar assistindo televisão nas tuas horas livres alimentando tua mente com noticiários de estupros, acidentes e roubalheira. Não esqueça que o que acontece com os humanos é muito parecido. O que faz a grande diferença é a atitude de cada um diante do que lhe acontece. Dependendo do que você alimentar tua mente, você pode atrair felicidade e riquezas quer materiais, quer de relacionamentos. Como nos ensina Napoleon Hill, uma atitude mental positiva atrairá para você toda a saúde, riqueza e felicidade que desejar. E uma atitude mental positiva consiste em características suplementares tais como fé, esperança, caridade, honestidade, iniciativa, sinceridade, retidão e bom senso.Todas essas qualidades apenas serão adquiridas se você alimentar de forma sadia tua mente.

* Psicólogo,Dr. Em saúde mental, Psicanalista e escritor- Prof. Associado

- Instit. de Psicologia-UFU-Email: cvital@mailcity.com Tel.034-9158-9012


www.drclaudioferreiracoach.com