domingo, 20 de marzo de 2011

MENTE ABERTA E MENTE FECHADA

Cláudio Vital Psicólogo

Todo processo de aprendizado é uma busca de adaptação para que se obtenha melhores resultados e qualidade de vida. Pela lei do menor esforço, somos empurrados a repetir atos cujos resultados nos foram satisfatórios e a evitar atos que produziram como conseqüência algum tipo de insatisfação. É uma versão primitiva da lei da sobrevivência. É primitiva porque quase sempre os atos que nos parecem adaptativos por suas conseqüências, em verdade não são os que poderiam produzir os melhores resultados, ainda que nem sempre o saibamos. E por não o sabermos, vamos tendo um tipo de compreensão da realidade e forma de resolver os problemas que se nos apresentam diariamente de uma forma muito pessoal, como se fosse a melhor. A repetição e o passar do tempo tendem a fixar esses atos em nosso repertório de ação diante de situações semelhantes. Quanto mais tempo se passa, esse proceder vai se incorporando em nós como se fosse um traço de caráter.

A manutenção do mesmo repertório de comportamento diante de situações semelhantes é conseqüência de uma forma de pensar e entender o mundo e de resolver os problemas. Se por um lado é melhor do que dar respostas desordenadas diante das dificuldades, seguramente limita o crescimento, pois sempre existem formas mais evoluídas de pensamentos e comportamentos que nos trariam muito mais vantagens e qualidade de vida.

Se você quer entender o que é uma mente aberta, espelhe-se em uma criança. Quanto mais nova, mais aberta às experiências. Por isso a importância da sanidade e dos níveis de amor e dedicação dos pais, pois a criança aprenderá seus primeiros passos na resolução dos problemas, imitando-os em situações semelhantes. A criança tem a mente aberta e uma mente aberta é livre. Ela dá a sua imaginação liberdade para trabalhar por ela, mantendo ativo o dom da visão. Todos os grandes pensadores e artistas, todos os grandes empreendedores em todas as áreas, foram pessoas de mente aberta e somente por isso conseguiram se destacar. Somente por isso é que conseguiram entender que qualquer coisa que podiam conceber e acreditar, suas mentes poderiam realizar. Esse traço as tornou pessoas abençoadas que podiam realizar verdadeiros milagres nos negócios, nas artes, na indústria, nas profissões liberais, enquanto que as pessoas de mente fechada continuam sempre a gritar a palavra “Impossível”.

Quem se fecha a novas idéias, oportunidades e atos, está escravizando sua mente, diminuindo sua visão e estabelecendo limites para seu crescimento. A principal conseqüência é a intolerância, uma espécie de cegueira imposta a si mesmo, que repercute nos outros de forma funesta. Nos ensina Keown e Hill que uma mente fechada é sinal de personalidade estática. Permite que o progresso a deixe para trás e jamais aproveita as oportunidades que ele oferece. Ao levantar amanha, olhe-se no espelho e faça um inventário de si mesmo e veja se você está entre aquelas que dizem “ Eu posso” , “ Eu consigo”, “ será feito”, ou se inclui no grupo do “Ninguém pode”, “Isso é impossível”, “ Isso não é para mim”, no exato momento em que alguém está podendo, alguém está tornando possível o que parecia impossível por acreditar e abraçar aquela oportunidade que iria mudar sua vida. Sim, a mente aberta requer fé. Se o entusiasmo é o motor que impulsiona, a fé é a certeza da realização pelo ato de vestir os óculos de Deus. Toda realização requer fé em você mesmo, nas outras pessoas e no seu Criador, que está te dando todos os instrumentos para chegar onde você quiser, pois o Universo é abundância. As oportunidades estão pipocando a tua volta. As riquezas desejam compartilhar seus benefícios com você, mas tua mente fechada não te deixa ver nem mudar. Não esqueça o ensinamento de Hill ao afirmar que a mente humana murcha a menos que seja estimulada por novos pensamentos. Nessas circunstâncias ela definha e embota por falta de alimentação. Somente a vontade mais forte e a fé mais pura podem salvá-la. Então você pode vir para a luz examinando atentamente tua personalidade. Você toma decisões baseando-se na razão e na lógica e não na emoção e nas idéias preconcebidas? Escuta interessado, atento e pensativo os argumentos apresentados por outras pessoas? Busca fatos e não bisbilhotices e boatos? Se as respostas que obtiver não forem boas, não desanime. Nunca é tarde para começar. Deus tem preparado tesouros incríveis para você. Saia do lugar comum. Destaque-se na multidão. Des-hipnotise-se. Você está tendo oportunidades e potencialidades que faltam à maioria das pessoas. No entanto muitas delas, em condições menos favoráveis que você, estão alcançando alturas que somente as águias como você são capazes de alcançar, enquanto que você vive aí se queixando e com vôos rasantes, emitindo sons de quemquem.