Cláudio Vital Psicólogo
Nenhum homem dá ouvidos para o que não está preparado para ouvir.Quantas vezes você ouviu algo que não teve o menor efeito em você. No entanto, em um determinado momento, algumas transformações aconteceram dentro de ti e, quando ouviu de novo o que já estava cansado de ouvir, aquilo te soou como algo novo e, melhor do que isso, adquiriu um significado importante para tua vida.
Essa unidade que constitui tua pessoa é apenas aparente, pois dentro de ti habitam aspectos distintos desse individuo, possuindo interesses tão diversos que você parece duas ou mais pessoas. Era disso que estava falando S. Paulo em Romanos, na Bíblia Sagrada quando diz: “ Não faço o bem que quero mas o mal que não quero”(Rom.,7:19). A isso chamamos de “personalidade plural”, ainda que você identifique sua personalidade como singular. Existem pelo menos dois egos em você como em qualquer pessoa. Interessante que estudei como psicólogo durante muito tempo o conceito de ego a partir da psicanálise, conceito identificado com o princípio da realidade. Mas hoje quero utilizar as idéias de Napoleon Hill sobre o tema.
Esses dois egos parecem estar em campos opostos, lutando por interesses diferentes como se você fosse e não fosse uma unidade. Um deles é uma espécie de pessoa negativa, que pensa, se move e vive em uma atmosfera de dúvida, medo, pobreza e má saúde. Esse ego negativo já espera o fracasso, de alguma forma já é sua expressão e raramente se decepciona. Ele habita nas circunstâncias penosas da vida, as mesmas que você quer rejeitar, mas é forçado a aceitar como a pobreza, a mesquinharia, a superstição, o medo, a dúvida, os aborrecimentos e as doenças. No entanto, há outro ego dentro de você. Esse outro ego é uma espécie de pessoa positiva, que pensa em termos dinâmicos e afirmativos de riqueza material, saúde vigorosa, amor e amizade, realização pessoal, visão criativa e prestatividade. Tudo isso o conduz acertadamente para a conquista dos bens espirituais. Somente esse ego é capaz de direcionar tua vida para o sucesso, ajudando pessoas a serem bem sucedidas também. Ele que faz entender que os benefícios que o Universo te proporciona são retribuições de teus atos. Te leva a ajudar os outros, pois, é a partir dele que vai compreender que as riquezas, em qualquer nível, apenas te serão fornecidas em abundância como conseqüência da intensidade e quantidade de pessoas que você conseguir ajudar.
Nossa mente funciona como uma estação de rádio que está no automático vinte e quatro horas por dia, ora comandada pela personalidade positiva, ora pela negativa. Quando tua personalidade negativa exerce o controle, seus receptores sensitivos registram somente as mensagens negativas vindas de incontáveis personalidades negativas a sua volta. Nesse contexto habitarão na tua mente idéias tais como: “ que vai adiantar isso?” ou “ eu não tenho a menor chance”. Podem as palavras não serem exatamente essas que virão em teus pensamentos, mas seguramente serão desencorajadoras e mortíferas, abalando a fé que você tem em si mesmo, bloqueando tuas energias e criatividade para alcançar o que deseja. Todas essas mensagens tomam conta da tua mente quando tua personalidade negativa assume o comando, como se você tivesse vestido os óculos da derrota e do mal. Se não tomar cuidado, essa percepção te levará inevitavelmente a certas situações da vida que são exatamente o oposto daquilo que você deseja para si.
Quando tua personalidade positiva exerce o controle de tua estação receptora, é como se você tivesse vestido os óculos de Deus e, ainda que tenha dificuldades, passará a ver um mundo colorido, cheio de possibilidades e um campo fértil para a realização de teus sonhos. Quando tua personalidade positiva assume o controle, ela o dirige para seu centro de ação, onde surgem somente aqueles pensamentos estimulantes, altamente energéticos, motivadores e otimistas. Nesse contexto surgirão espontaneamente idéias tais como: “ Eu posso fazer isso”! e “ eu sou capaz!”, que você irá transpor para seus equivalentes físicos de prosperidade, saúde, amor, esperança, fé, paz de espírito e felicidade. Em verdade alcançará os valores da vida que tanto você quando qualquer outra pessoa vive procurando.
Teu sucesso ou fracasso é resultante desse luta entre os egos positivo e negativo. Está sob teu controle definir qual deles vai assumir o comando da tua estação de rádio. Tua sanidade mental também vai depender disso, pois a atitude mental vai converter teu cérebro em um eletroímã, atraindo a contrapartida dos teus pensamentos, objetivos e propósitos dominantes, quer sejam bons ou maus. Uma atitude mental positiva irá atrair todas as riquezas, sejam elas de ordem material ou espiritual, enquanto que a contrapartida do teu ego negativo é o medo, aborrecimentos, preocupações e dúvidas. Qual dos dois egos te domina? Teu futuro está relacionado com a reposta honesta que der.
* Psicólogo,Dr. Em saúde mental, Psicanalista e escritor- Prof. Associado
- Instit. de Psicologia-UFU-Email: cvital@mailcity.com Tel.034-9158-9012
www.drclaudioferreiracoach.com