sábado, 26 de febrero de 2011

EDUCAÇAO E RIQUEZA

26 de fevereiro de 2011 5:00 |

Cláudio Vital Psicólogo

Você tem exatamente o que tem porque decidiu ter apenas isso. Todas as pessoas que nascem em uma família economicamente pobre, na vida adulta apenas permanecem pobres porque acreditaram na pobreza e, envolvidos numa espécie de hipnose, tomaram como certo que esse era seu fim. Jamais diga que é desejo de Deus que você seja pobre. Diante da abundância infinita de riquezas que o universo coloca a tua disposição, ser pobre é pecado. Se você nasceu pobre e permanece na pobreza, te garanto que nunca ninguém que você amava e estava próximo de ti jamais chegou a sentir o desejo de tornar-se rico. Ninguém na tua família jamais teve o desejo de ser qualquer coisa a mais do que um pobre porque a convivência com pessoas pobres não somente em nível material, mas principalmente na própria mente, te hipnotizaram e você tomou como definitiva a pobreza para tua vida também, fechando as portas da riqueza que o Universo reservou para ti muito antes de você nascer.
Se você é uma dessas pessoas, você é mais um na multidão, pois a maioria dos que você encontra na rua também é assim e, apenas de vez enquanto, quase que raramente, uma alma consegue se rebelar contra esse estado nivelado de mente, começar a pensar e a fazer diferença primeiro em sua própria vida, depois na vida das pessoas próximas de si e depois na vida de milhares de pessoas. Um verdadeiro milagre. Desde quando nascemos as pessoas a nossa volta colocam expectativas sobre nossos passos e aos poucos nos empurram naquela direção. Alguns deles são muito semelhantes para todos. Esperam de nós que estudemos muito, que entremos em uma boa universidade, que aprendamos uma profissão, que consigamos um bom emprego, que encontremos uma pessoa bonita e rica para casar, que tenhamos filhos e os eduquemos como nos educaram, que adquiramos bens, que cuidemos de nossa aposentadoria e assim por diante.
Talvez você imagina que uma pessoa educada é aquela que estudou muito, tem mestrado, doutorado, pós doutorado e mais outros cursos acadêmicos. Você não está sozinho, pois eu também pensava assim. Meu pai me dizia que esse era o caminho e eu fui obediente. Meu pai plantou dentro de minha alma a semente do desejo de estudar, mas esqueceu de plantar também a semente do desejo de ficar rico para dar melhores condições de vida para as pessoas a minha volta e ajudar a tantas pessoas a reabrir na própria mente as comportas da abundância. Hoje entendi que a pessoa educada não é a que estuda muito, mas é aquela que sabe como adquirir tudo o que precisa para atingir sua principal meta na vida sem violar os direitos do seu semelhante. Henry Ford, isso mesmo aquele que deu o nome a uma grande montadora de automóveis, teve pouquíssima escolaridade, no entanto era um homem altamente educado porque adquiriu a habilidade de combinar leis naturais e econômicas e a mente de homens a fim de obter o poder de ter tudo o que queria de natureza material. Foi ele que, na sua “ignorância”, chegou para os engenheiros que trabalhavam para si e mandou que construíssem o motor V6. Por alguns anos, todos eles, depois de muito trabalho e estudos, unanimemente disseram que aquilo era impossível e ele apenas dizia que deviam continuar a trabalhar até conseguir. E eles conseguiram e o resto é história.
Hoje estamos reaprendendo que a mente é um trabalhador silencioso que lhe pode trazer tanto o sucesso quanto o fracasso, a saúde ou a doença, a paz de espírito ou o sofrimento. Nosso inconsciente aceita como real todas as impressões que o atingem, sejam negativas ou positivas, construtivas ou destrutivas, reais ou falsas. Esse é o principal motivo pelo qual devemos condicionar nossa mente a alimentar-se das circunstâncias e coisas que desejamos e protegê-la das influências de sugestões relativas àquilo que não desejamos. A crença do hipocondríaco de que é doente o leva a doença. A crença do fracassado de que nasceu para ser pobre o leva a pobreza. A crença de quem entendeu que o Universo lhe tem reservado abundantes recursos o leva a ser rico. Nossa mente trabalha de forma ininterrupta, quer estejamos acordados ou dormindo. O que levarmos para a cama, quer seja medo e preocupação ou desejos de mudança e realização de sonhos, nossa mente os aceita como algo que realmente desejamos e começa imediatamente a trabalhar para encontrar os meios de vesti-los com seus equivalentes físicos. Anota ai cinco informações valiosas de Napoleon Hill que, se você as colocar em prática mudará tua vida e a de milhares de pessoas:
1- A mente pode ser controlada, guiada e dirigida para os fins de nossa escolha. Na verdade há penalidades definidas se deixarmos de fazer isso.
2- A mente pode atrair circunstâncias agradáveis e também indesejáveis, e o fará, a menos que seja mantida bem ocupada no atendimento daquilo que desejamos.
3- Todas as realizações construtivas do homem são resultados de pensamento organizado e dirigido para fins definidos, numa atitude mental positiva, lastreada na crença e na fé.
4- A maioria dos pensamentos que surgem voluntariamente na mente não são exatos. Por isso mesmo, todo pensamento precisa de análise cuidadosa antes que seja aceito e gere ação aconselhável.
5- Tudo aquilo que a mente do homem possa conceber e acreditar também pode realizar. E pode fazê-lo mediante aplicação de leis naturais e de princípios tradicionais aceitos pelo homem como praticáveis.
* Psicólogo,Dr. Em saúde mental, Psicanalista e escritor- Prof. Associado
- Instit. de Psicologia-UFU-Email: cvital@mailcity.com Tel.034-9158-9012
www.drclaudioferreiracoach.com