sábado, 12 de febrero de 2011

A FÉ QUE FUNCIONA

A FÉ QUE FUNCIONA

Cláudio Vital de L. Ferreira*

Quando fomos criados participando de uma Instituição religiosa, ouvimos muito sobre a necessidade de se ter fé. Historicamente, quando ouvia essa palavra, sempre a associava a alguma crença relacionada com a Igreja e, devo confessar, nunca levei muito a sério nem havia parado para pensar sobre o significado mais profundo da palavra Fé. Refletindo a partir de alguns textos de Napoleon Hill, me dei conta que sou um homem de pouca fé e, honestamente, nem sei exatamente o que fazer para aumentá-la. Mas me dei conta que a fé dentro do prisma religioso e espiritual é apenas uma face de sua abrangência pois, para tudo o que fazemos, depositamos pelo menos um pouco de fé, mesmo que os atos praticados não sejam muito nobres. Hoje entendo que todas, absolutamente todas as grandes transformações quer no mundo, quer no nosso Ego, tiveram como propulsão a fé. Incrível, mas a fé é a única coisa que temos total capacidade de controlar, pois ela é um estado de espírito, uma atitude mental positiva. Tem tanto poder que, absolutamente tudo pode ser conseguido, desde que se consiga eliminar qualquer resquício de dúvida. Qualquer um já viveu pelo menos uma experiência onde, por uma série de questões precisou alcançar um objetivo para o qual sabia não ter poder para realizar, precisando ter muita fé, viu multiplicada ao infinito sua capacidade e conseguiu alcançar o que parecia impossível.
Na prática o que é a fé senão um estado especial de espírito que funciona como a mola mestra da alma, através da qual todas as aspirações, desejos, planos e finalidades de cada pessoa podem ser traduzidos em seus equivalentes físico ou financeiros. Quanta gente desenganada pelos médicos devido a uma doença se cura porque decide viver e não admite qualquer hipótese de morte pelo menos por um determinado tempo até o alcance de algum objetivo. Mas de onde vem essa força tão grande ao ponto de Jesus dizer que “ a fé remove montanhas”. Existe apenas um motivo para ninguém ter até hoje removido uma montanha pela fé, a saber, ninguém acreditou que isso é possível. No entanto é possível sim, mesmo que você duvide, ou seja, não tenha fé. A verdade é que o poder da fé não somente é infinito, como funciona perfeitamente pois é uma Lei. Cristo curava doentes, andava sobre as águas e multiplicava pães pela fé. Para Ele,o poder da fé sempre funcionava porque era absoluta. Para os discípulos nem sempre funcionada porque às vezes era relativa.
O ser humano, ao longe de sua existência, se depara com limitações e se dá conta que está aqui na terra de passagem e que nada pode fazer para impedir que essa realidade se manifeste um dia através da morte. A certeza da morte é o espelho que nos é colocado diante dos olhos e com o qual conseguimos ver em plenitude quão fracos e frágeis somos. No entanto, muito além de nós, temos o Universo, mais conhecido como Deus, que é poder absoluta, harmonia constante, desconhece as trevas pois Sua luz a tudo ilumina e que tudo criou e do qual tudo se deriva. Ora somos então criação de Deus. Somos seus filhos. “ e se vos, que sois maus conseguem proteger e dar o melhor para teus filhos, que dirá Deus a seus filhos?”.
Nos apercebemos limitados pelo olhar da natureza humana e, todas as vezes que buscamos o poder de mudanças tanto no mundo interno quanto externo a partir da força emanada dessa natureza, nos defrontamos com impossibilidades e derrotas. No entanto, há uma maneira de termos uma ligação direta entre nossa natureza humana e o poder infinito e poderoso do Universo. A fé é o meio através do qual conseguimos nos colocar em um estado de espírito necessário para sintonizar e captar diretamente o poder que aciona todo o Universo. Em outras palavras, a fé é o único instrumento que constrói a ponte de união de nossa natureza limitada e mortal ao poder infinito e imortal. Assim, todo homem precisa de fé para realizar qualquer coisa. Um homem sem fé é um homem sem esperança. Você sabe que tem fé quanto sentir nascer no fundo do teu coração a forte convicção de que há Alguém, Alguma Coisa, que é certa e na qual pode confiar. Por isso há um poder imenso na fé. Ela é capaz de te levar a qualquer lugar. É ela que pode levá-lo aonde quer Deus que você chegue. Lembre-se que o lugar que te pertence é tão individual como você é individual. Há um lugar especial, um trabalho especial, uma missão estabelecida especificamente para você. A todos foram dados talentos, sem exceção. A uns foi dado mais e a outros menos. No entanto, todos terão que prestar contas de acordo com os talentos que receberam e o Universo vai te cobrar isso, mesmo que você não queira. Você precisa de fé para tuas realizações porque todo poder vem do Universo e a chave que abre as portas desse poder é a fé. Se você tiver um mínimo de sabedoria, vai acreditar em Deus até porque a sabedoria se confunde com Ele. Acreditando em Deus, você começa a acreditar em si mesmo. Nos ensina Hill que a fé é basicamente pensamento e, por isso mesmo, todo apelo para que tenha fé é um apelo para que confie no poder de teus próprios pensamento sobre o Criador. Acreditando em Deus, acreditando no poder infinito que temos acesso através da fé, passamos a acreditar em nós mesmos e como conseqüência começamos a acreditar nas pessoas a nossa volta. Esse é um passo imprescindível para que readquiramos a harmonia, por estarmos todos em sintonia com o Universo.

* Psicólogo,Dr. Em saúde mental, Psicanalista e escritor- Prof. Associado
- Instit. de Psicologia-UFU-Email: cvital@mailcity.com Tel.034-9158-9012