jueves, 10 de marzo de 2011

ATITUDE MENTAL

|


Cláudio Vital Psicólogo



De todas as idéias que vão na tua mente, poder-se-ia classificá-las em dois grupos: as idéias positivas e as negativas. Todo o trajeto de tua vida gira em torno do quanto você deixa o grupo das primeiras ou das segundas dominar tua mente. Napoleon Hill chama a esses dois grupos de idéias, de atitude mental positiva e atitude mental negativa. Já vou te adiantando, espontaneamente as idéias que te ocorrem com mais freqüência são as do segundo grupo e, inverter essa ordem, exige disciplina e autocontrole. Mas vale a pena, pois, quando você conseguir ter o controle e manter uma atitude mental positiva, conseguirá definir e adquirir as coisas que deseja na vida e terá extraordinário poder para transformar todas as adversidades em oportunidades mais ricas e mais desejáveis.

Tua mente possui a chave para a realização de todos os sonhos. Então anota aí: teu sucesso ou fracasso depende única e exclusivamente de você, ainda que evidentemente terá que passar por outras pessoas pois, tua realização, pessoal e profissional, apenas se completa através do outro, mas você possui as chaves das portas que vão te levar ou ao sucesso ou ao fracasso. Já te adianto que as portas para o fracasso têm entrada magnífica, florida, é ampla e tem grande afluência de pessoas, muitas delas parentes e amigos teus. No entanto as portas do sucesso são estreitas, ficam escondidas, cheias de mato na entrada por tão pouca gente por aí passar, mas escondem do outro lado tesouros inimagináveis que estarão ao alcance de todos os que tiverem fé, deixarem o medo de lado e conseguirem manter uma atitude mental positiva. Grandes realizações apenas são possíveis em pessoas que conseguiram conservar positivas suas mentes, descobrindo a arte de mantê-las apontadas para os sonhos como as águias com o olhar focado no horizonte, sem temer o vão que as separa da terra, pois têm objetivos e confiam em suas habilidades.

Nossa mente é uma das poucas coisas as quais podemos controlar na vida e teu sucesso depende desse controle. Você deve estar percebendo que a grande batalha para alcançar o sucesso tem que se dar no ringue interior, contrário do que você pensa ao culpar tanta gente por teus fracassos e dificuldades. Não esqueça, diariamente você vai estar sendo bombardeado por vários problemas e situações às quais terá que enfrentar. Todas as situações serão positivas ou negativas e para tanto depende de tua reação. Nos ensina Hill que o indivíduo prudente reage de um modo conscientemente ponderado, benéfico à situação especial em que se encontra. Faz opção de reagir pensadamente, com finalidade e de modo mais apropriado a seus melhores interesses e chama a isso de domínio da situação. O indivíduo com atitude mental positiva transformará toda situação adversa em benéfica, pois tem consciência que todas as adversidades trazem em si, nas próprias circunstâncias, a semente de um benefício equivalente ou maior. Assim buscará essa semente e a encontrará.

Não cometa o erro de imaginar que é azarado e que as coisas ruins acontecem apenas com você. Não esqueça que atraímos aquilo que nos acontece em função de nossas atitudes e de nossos atos. O Universo nos vigia a cada segundo não importa onde estivermos e tudo é contabilizado e nos devolve o que semeamos com nossas idéias e comportamentos, pois as sementes produzem frutos de acordo com cada espécie. Assim não espere amor se semear discórdia. Não espere honestidade se não tiver escrúpulos em trapacear. Não espere paz se semear discórdia. Não espere elogios se gastar boa parte de teu tempo criticando os outros. Você tem que mudar, não os outros. Saiba que a adversidade atinge a todos em algum momento da vida. A maneira de enfrentá-la, o que se faz dela, o que se permite que ela tire de nós ou nos dê, tudo isso é determinado por nossos hábitos mentais. Todas as experiências farão alguma coisa por você ou a você. E as conseqüências serão positivas ou negativas em função de tuas atitudes, pois adversidades ocorrem com todos. O sábio no entanto, por sua atitude, consegue tirar vantagens delas, enquanto que o fracassado se considera vítima, reclama de todos, recebe muito e se doa pouco e poucas vezes mantem sentimento de gratidão. As pessoas com atitude mental negativa se chocam com os demais com freqüência, encontram defeitos em tudo, vivem culpando os outros, não assumem as próprias responsabilidades, inclusive as conseqüências de seus atos. Não esqueça que ninguém gosta de uma pessoa cuja mente é habitualmente negativa. Ninguém gosta de comprar alguma coisa de um vendedor azedo. Ninguém quer viver perto de alguém cuja mente é negativa e cujas palavras e atos são destrutivos e desagregadores. Reúna idéias positivas. Policie tua mente. Mantem vigilância constante para que apenas idéias positivas habitem tua mente. Você é aquilo que pensa e estará sempre certo, quer tenha sucesso ou fracasso na vida. Em qual dos dois times você quer jogar?

APESAR DO MEDO

APESAR DO MEDO

Cláudio Vital Psicólogo



Estamos em um processo de transformação constante. O mundo é vivo e se transforma a cada instante. Mesmo as coisas que as identificamos como estáticas, estão em movimento ainda que não identifiquemos. Os objetos sólidos também estão em constante movimento ainda que permaneçam no mesmo lugar. É através do movimento que o Universo vai aos poucos produzindo as transformações e adaptações.

Com o ser humano não poderia ser diferente. No processo de transformação constante do Universo, um óvulo e um espermatozóide deram início a nossa vida corpórea que estará em movimento e transformação constantes pois, viveremos, construiremos sonhos, daremos vida a nossos filhos, morreremos, nosso corpo vai virar pó e o processo de transformação e movimento continuará indefinidamente.

É no movimento e na transformação que está a semente do crescimento e uma semente que fosse estática seria morta. Assim, quanto menos você aceitar as transformações, quanto mais se agarrar às idéias que um dia aprendeu, menos crescerá, mais terá que trabalhar e cada vez estará mais distante do sucesso. O Universo é riqueza inesgotável e ela está acessível a todos, mas você tem que ir buscá-la. O universo coloca toda essa riqueza ao teu alcance, mas exige que você construa a ponte entre teu estado atual até o estado da riqueza. Poucas pessoas estão dispostas a pagar o preço dessa construção. Todos sentem medo e temor às grandes mudanças e transformações e quase todos se contentam em não voar ou então a voar feito galinhas e patos por causa do medo. Esses são os desempregados e os assalariados que se satisfazem com migalhas. Não se dão conta que precisam bater muito as asas num esforço intenso no trabalho que fazem a vida inteira, vendendo a liberdade ao patrão, para voar a apenas poucos metros acima do solo, abortando todos os próprios sonhos. Tanto as pessoas de sucesso, quanto os fracassados terão muitos desafios na vida. Você precisa apenas decidir se vai colocar teus esforços no time dos fracassados ou no das pessoas de sucesso. Se vai seguir em frente para realizar teus sonhos ou vai parar no meio do caminho e descer a ladeira.

Uns poucos seguem em frente, ensaiam vôos a grandes alturas e em direção ao infinito. Sabem que, como nos ensina Napoleon Hill, em toda nova experiência a natureza protege o indivíduo do perigo potencial, alertando-o através de certa dose da emoção do medo. Você pode estar certo que mesmo o indivíduo mais corajoso experimentará, num novo ambiente, a princípio, um sentimento consciente ou inconsciente de medo e vontade de desistir. A grande maioria desiste mesmo, mas o corajoso e iluminado, contaminado pelo vírus dos sonhos e da plenitude, neutralizará a emoção negativa indesejável e a substituirá por uma positiva, seguindo em frente pois, tem a mais absoluta convicção que do outro lado da grande montanha que precisa ser superada, encontram-se todos os tesouros pelos quais está lutando. Esses poucas pessoas sabem que para chegar lá precisam não apenas da coragem física que sustenta os homens no campo de batalha, mas sim de uma qualidade muito rara que é a coragem moral como tão bem afirma o inglês Max Aitken, mais conhecido como Lord Beaverbrook. Os grandes vôos que permitem o alcance dos tesouros que se encontram do outro lado da montanha, apenas são conseguidos por aqueles que abandonam a rigidez e o medo, que constituem a marca registrada do doutrinador, das mulas e dos fracassados. A mente precisa ser plástica e receptiva a novas idéias e oportunidades.

Algumas das pessoas, mesmo possuindo essas qualidades para alcançar as alturas suficientes para a construção da ponte para o sucesso e a riqueza ao superar as grandes montanhas, a cada etapa do vôo na direção ao tesouro, são tentadas a se voltar em direção ao caminho do prazer, para a fogueira alegre dos divertimentos. A trilha da luta montanha acima que te levará aos tesouros, parecerá muito pedregosa e sem atrativos. Você encontrará milhares de pessoas nessa caminhada. Muitos mortos, outros parados desanimados e uma infinidade seguindo ladeira abaixo. Quase toda essa multidão de fracassados te convidarão para seguir com eles, buscarão roubar teus sonhos, dirão que você não vai conseguir, que tudo é uma grande mentira, que é muito difícil. Muitos dos que estão seguindo caminho acima, suados, cansados cairão no canto da sereia e desistirão dando meia volta e serão mais um na multidão. Nesse processo, o intelecto talvez permaneça ileso, mas as fibras morais entram em decomposição. Se você quiser ser um líder, se quiser ser um vencedor, se quiser ter sucesso, seja sensível ao mundo e aos outros, mas principalmente seja fiel a teus próprios sonhos e objetivos. Se quiser mesmo o sucesso, precisa de coragem, precisa enfrentar o medo, precisa dominar o grande inimigo que tem dentro de ti e manter a constância no vôo na direção a realização dos teus sonhos. Fique certo que, vezes sem conta o pânico retornará e tentará te jogar ladeira abaixo aceitando um emprego qualquer, vendo televisão todos os dias, abandonando a leitura de bons livros, dormindo aos finais de semana depois de comer muitos churrascos, beber muita cerveja e encerrando teu descanso na companhia do Faustão. Se quiser ter sucesso, não faça o que todo mundo faz. Essa é a multidão dos fracassados. Para que tua vida mude, você precisa fazer coisas diferentes. Para ter toda terra dentro do raio do teu olhar precisará se distanciar do solo onde estão os patos e galinhas e alçar vôos de águia, afinal de contas você nasceu para vencer. Deus te deu e está te dando todos os instrumentos para realizar teus sonhos. Se ainda a hipnose coletiva te mantém inativo, não esqueça que a quem muito lhe foi dado, muito lhe será cobrado. Então, arregace as mangas e mãos a obra. Eu acredito em você!

Esse artigo é dedicado a minha filha Cristiane que há pouco alçou um vôo mais alto ainda, mudando para Telford – Sherwsbury – Inglaterra.