09-01-2010
Não somente o peixe morre pela boca!
Mais de quarenta milhões de brasileiros estão obesos. Não, não é sobrepeso. Eu disse obesidade. Se somarmos os obesos com os que estão com sobrepeso, o número se torna mais alarmante e se aproxima dos noventa milhões de pessoas. Considerando que nesse início de 2010 a população do Brasil está por volta de 190 milhões de pessoas, quase a metade dos brasileiros está acima do peso. A outra metade, constituída por pessoas que estão com o peso dentro da faixa considerada adequada, talvez se sinta tranqüila, mas não deveria.
Tive o privilégio de participar de um grande treinamento com o Dr. Louis Ignarro* em Turim na Itália, o único Nobel de medicina vivo que estuda nutrição humana e controle de peso, onde afirmou categoricamente que hoje é impossível se comer bem com a alimentação que compramos nos supermercados e que para se ter saúde e prevenir doenças e ter uma velhice saudável, é imprescindível a ingestão diária de complementos alimentares. Afirmou também que apenas dois grupos de pessoas fazem uso de uma nutrição saudável. O primeiro é constituído daquelas que produzem todo o alimento que consomem controlando todo o processo de produção, para a preservação dos nutrientes dos alimentos, comendo principalmente alimentos de origem vegetal. O segundo é constituído pelas pessoas que, além de ingerir a alimentação que os mercados oferecem, também fazem uso diário de complementos alimentares tais como vitaminas e sais minerais, cálcio, fibras, ômega 3 e proteínas.
Certa oportunidade tive a oportunidade de ver duas fotografias que me causaram grande impacto. Uma delas era de uma criança de uns dez anos, originária de um país muito pobre da África, tão magra que parecia um esqueleto revestido. A outra era de um americano por volta de uns trinta anos, pesando mais de 150 quilos, e abaixo dizia que apesar da grande diferença de peso, ambos tinham algo em comum que era a desnutrição. Um porque não comia e o outro porque comia quase somente comidas a base de gorduras e carboidratos. Antigamente eu acreditava que um obeso pelo menos era nutrido, pois comia muito, mas descobri que ele também é desnutrido, pois no muito que come, tem poucos nutrientes que as células precisam para manter nosso corpo funcionando adequadamente. As gorduras e carboidratos são importantes. Nosso organismo precisa de calorias para funcionar bem, mas precisa também de mais de cinqüenta elementos essenciais que constituem o combustível adequado para nosso organismo e os alimentos que ingerimos são muito ricos em calorias e pobres em outros nutrientes. O ser humano evolutivamente vem do macaco que se alimenta basicamente de frutos e folhas e nosso organismos é melhor adaptado para digerir e assimilar melhor os produtos de origem vegetal. Quer entender o que estou dizendo, numa noite coma um prato de salada mista e vá dormir e na outra noite faça o mesmo depois de ter comido um churrasco e veja como o teu organismo reage aos dois tipos de comida.
Somos uma multidão de desnutridos. Comemos por prazer e não para nos nutrir. A indústria alimentícia, ajudada pela mídia, nos empurra literalmente goela a baixo, comida cada vez com mais sabor e com menos nutrientes. Grandes conglomerados que servem comidas rápidas, os chamados "fast Food”, tem induzido principalmente nossas crianças a consumir seus produtos. Há algumas décadas atrás era raro se ver uma criança obesa. Hoje, todos os dias vemos crianças com menos de dez anos já obesas. Somente a irresponsabilidade dos adultos pode usar da ingenuidade e inocência das crianças para, através de lindas propagandas, induzi-las a consumir seus produtos a base de calorias e carboidratos. Para se ter uma idéia, um homem precisa para viver de aproximadamente três mil calorias por dia que são adquiridas nas diversas refeições durante as 24 horas do dia. Pois alguns dos sanduiches de uma grande rede de Fast Food têm essa quantidade de calorias. A volúpia dessas empresas é tão grande, que aos poucos foi aumentado o tamanho dos sanduiches, e os copos de refrigerantes que eram de 250ml hoje são de 750ml.
É inicio do ano. Mude seus hábitos. Faça exercícios regularmente e tome suplementos alimentares, pois a comida que você está comendo está te matando aos poucos. Se continuar assim, dificilmente você chegará à velhice e se chegar, ela estará te cobrando uma altíssima fatura em forma de doenças, hospitais, remédios e médicos. Aliás, você há viu algum idoso obeso? Sabe por que você não viu? Porque eles morrem muito antes da velhice.
* Aos ávidos por conhecimento, Dr. Louis Ignarro estará em Abril de 2010 no Rio de janeiro dando um grande treinamento. Qualquer pessoa tem condições de participar, independente da formação. Maiores informações podem ser obtidas pelo Email abaixo.
*Psicólogo,Dr. em saúde mental, Psicanalista e escritor- Prof. Associado - Instit. de Psicologia-UFU.Email: cvital@mailcity.com . fone: 9158-9012
No hay comentarios:
Publicar un comentario