viernes, 26 de noviembre de 2010

A SAÚDE E O ESTADO CRÍTICO DAS COISAS

20-11-2010


A saúde e o estado crítico das coisas



Indiscutivelmente a medicina com seus métodos preventivos e curativos deu um salto jamais visto no século passado e seu barco continua de vento em popa. Ainda que a AIDS tenha baixado a expectativa de vida em alguns países da África, a maioria absoluta dos países aumentou a expectativa de vida de sua população em duas ou três décadas. Temos, no entanto, em pleno início desse novo século, uma estatística que nos mostra que as pessoas estão ficando doentes em idades cada vez mais tenras e também a freqüência tem aumentado. Ainda que de forma didática se tenha dividido as doenças em físicas e mentais, sabemos que o ser humano é único e toda sua forma de ser, inclusive as doenças, precisa ser vista e estudada a partir de uma amplitude até há pouco não considerada.

Cada vez mais as doenças derivadas do estresse- incluindo aí a depressão e a ansiedade, têm sido comuns em nossa sociedade, principalmente nas grandes cidades. A situação é tão alarmante que a OMS(organização Mundial de Saúde) alerta que de cada dez consultas médicas, sete delas são conseqüência de problemas nutricionais. Estudos clínicos dentro dos critérios da ciência sugerem que de 50% a 75% de todas as idas aos postos médicos, sobrecarregando os sistemas de saúde do mundo inteiro, se devem principalmente a patologias derivadas do estresse. Hoje essas doenças matam mais do que o fumo. Oito em cada dez medicamentos vendidos nos EUA servem para tratar problemas direta ou indiretamente relacionados com o emocional: antidepressivos, ansiolíticos e pílulas para dormir; antiácidos para azia e úlceras e alguns outros para pressão alta. Para se ter uma idéia, nesse mesmo país, há alguns anos atrás, três dos medicamentos mais vendidos eram o Prozac, o Paxil e o Zoloft. Todos os três são antidepressivos. Estima-se que um em cada oito norte americano já usou antidepressivos. O pior é que as percentagens têm aumentado a cada ano.

Mas, se temos problemas psicológicos e afetivos é porque temos emoções e sabemos que sem elas a vida não teria a menor graça ou sentido. Como nos ensina o cientista e psiquiatra Frances Dr. David Servan-Schreider, autor do Best seller “ curar o estresse, a ansiedade e a depressão sem medicamento nem psicanálise”: sem amor, beleza, justiça, verdade, dignidade, honra e a satisfação que cada uma delas proporciona, o que tornaria a vida digna de ser vivida?

Sabemos que a medicina tem se utilizado de dois caminhos para tratar os problemas relacionados com o estresse, a ansiedade e a depressão, que são os pilares dos tratamentos emocionais: as psicoterapias e as medicações, ainda que existam técnicas alternativas eficientes. Pesquisa da Universidade de Havard mostra que os americanos que sofriam desses tipos de problemas preferiam se tratar por “métodos alternativos e complementares” do que as tradicionais psicoterapias e medicações. Nas psicoterapias, existem várias técnicas. Talvez as duas principais utilizadas sejam a psicanálise e as terapias cognitivas-comportamentais. Ainda que muitos teóricos considerem que a primeira seja mais efetiva e a segunda mais eficaz, a verdade é que ambas ficaram abaixo das expectativas em eficiência em termos de saúde pública. A psiquiatria biológica, através da medicação psicotrópica como o Prozac, Zoloft, Paxil, Xanax, Lítio,Zyprexa e tantos outros, domina o campo de intervenção em termos de saúde publica. Esses medicamentos, ainda que em algumas fases da dor psíquica sejam muito úteis para os pacientes, produzem efeitos colaterais altamente indesejáveis, dependência e são comprovadamente pouco eficazes em termos de remissão da patologia.

Uma revolução silenciosa está se operando para o bem em termos de saúde e muita gente tem se beneficiado. Ela é silenciosa porque contraria grandes interesses econômicos e muitos egos superlativos espalhados pelo mundo, situados principalmente dentro do mundo acadêmico. Estamos falando de nutrição celular que elimina em menos de um mês grande parte das doenças, diminuindo a necessidade de utilização de medicamentos. Estamos falando de metafísica e espiritualidade que restaura a solução dos problemas de dentro para fora a partir da força de onde todas as forças se originam, fonte inesgotável a nossa disposição no Universo em qualquer lugar e em qualquer momento, dando-nos a chance de resgatar o controle de nossas vidas e de nossa saúde, libertando-nos do jugo dos laboratórios. Todas essas técnicas se derivam de tradições multimilenares, ainda que a ciência esteja dando uma roupagem atualizada. Tantas outras técnicas, principalmente se usadas em conjunto, são altamente eficientes e, por serem naturais, sem nenhuma contra-indicação. Lembramos , dentre outras, o EMDR( Eye Movement Desensitization and Reprocessing), a acupuntura,os exercícios, a coerência cardíaca, a energia da luz e a programação do relógio biológico, e os ácidos graxos-3 como alimento cerebral. Infelizmente, a maioria absoluta dos médicos e psicólogos que procuramos ainda ficam limitados às psicoterapias e às medicações.

No hay comentarios:

Publicar un comentario