viernes, 26 de noviembre de 2010

Mais um Natal!

19-12-2009


Mais um Natal!



Semana que vem é natal! Tem muitos anos que escrevo essa coluna e quando chega dezembro tenho vontade de escrever sobre o Natal. Nem lembro se já dei alguma vez esse título em uma das colunas, mas estou seguro que o que vou escrever não vai ser o mesmo que já escrevi antes, pois sei que hoje não sou o Cláudio que era sequer ontem, quem dirá há um ou vários anos atrás.

Evidente que tanto se escreve sobre o natal que nos sentimos saturados, mas sei que se você começou a ler essa coluna e chegou até aqui é porque é uma pessoa corajosa, gosta do tema e resolveu me dar um crédito para saber o que tenho a dizer de novo.

Começo te perguntando o que significa para ti a palavra natal. Estamos envolvidos com tantos problemas, preocupações, problemas de saúde, dívidas, falta de dinheiro, poucas perspectivas para o ano que vem, estresse, desânimo e presentes para comprar, que nos sentimos esmagados por um rolo compressor e temos a sensação que quase não conseguimos respirar. Veja quantos presentes você já comprou e quantos ainda faltam, pois você tinha esquecido um monte de gente na primeira lista que você fez. O pior de tudo é que todo ano é a mesma coisa. Ah e a ceia, os convidados, o bacalhau cujo preço está nas nuvens, mas la em casa, natal sem bacalhau é como se faltasse o melhor.

Bem, vou te dar uma dica para esse natal. Se você tiver um filho pequeno ótimo. Se não tiver, busque um sobrinho, um netinho ou mesmo o filho de um vizinho. Arrume uma criança emprestada por um dia. Passe um dia com essa criança, mas já te aviso, primeiro vista os óculos infantis, pois se tentar passar um dia com uma criança com os óculos dos negócios, preocupações e natal comercial, apenas cheio de presentes, comidas e cifras, esse dia que passará com essa criança será o mais chato de toda a tua vida. Mas com os óculos infantis, você voltará no tempo e se identificará com essa criança pois tua meninice terá espaço em você e esse contato te será altamente terapêutico e passará um dos dias mais felizes da tua vida.

Outra dica que quero te dar nesse dia especial junto com uma criança, não tente ensiná-la em nada, absolutamente nada. Saberá se conseguiu vestir os óculos infantis, que em verdade te emprestarão os olhos de Deus, se tiver uma forte vontade de apenas aprender com essa criança. Então seja esperto e observe tudo e faça exatamente o que ela disser que é para ser feito. Aprenda com ela. Desaprenda com essa criança tantas coisas ruins que você aprender durante tua vida e que te massacram hoje. Se ela te pedir para correr, corra. Se for deitar na grama deite, se for contar uma estória, use tua criatividade e conte. Não discorde em nada dessa criança, pelo menos nesse dia.

Eu sou um privilegiado. Com 58 anos tenho vários filhos que são maravilhosos, mas queria me referir especificamente a minha filhinha de cinco aninhos, a Gabriela, a única que ainda é criança. Meus outros filhos, principalmente os do primeiro casamento, já são adultos e também já participam desse mundo de preocupações e pressão da mídia para a produção e consumo e todas as conseqüências que isso nos traz. Mas Gabriela é um pedacinho de Deus em forma de gente. Todas às vezes que a vejo assim, aprendo com ela e me torno um pouco melhor. Mas quando lido com ela usando meus óculos de homem preocupado com os problemas que o mundo moderno nos impôs, sinto que me afasto um pouco de Deus e tantas vezes tomo atitudes e digo palavras que não diria se me tornasse um pouco criança. Pare e olhe demoradamente para os olhos de uma criança. Não, não é apenas alguns segundos. Eu disse demoradamente. Fixe seus olhos dentro daqueles olhinhos e continue por vários minutos. Saberá quando é hora de parar de olhar quando conseguir enxergar o NATAL através dos olhos dela, pois natal é nascimento, é renovação, é vida nascendo, é recomeçar, é pureza, é natureza, é divino. Fuja desse rolo compressor que te mata para que, em 2010, você possa viver uma vida com mais qualidade, amando mais as pessoas em volta de ti, dando mais carinho, mais amor mais harmonia. Se doe muito. Posso te garantir que quanto mais você se doar, mais receberá em troca pois o universo que é a grande Mente ou mais conhecido como Deus, nos dá aquilo que damos aos outros. Seja feliz! Reaprenda a sorrir e tenha sempre esboçado um grande sorriso nos teus lábios, afinal de contas é Natal! Feliz natal!

No hay comentarios:

Publicar un comentario