jueves, 25 de noviembre de 2010

INIMIGO A SER COMBATIDO TODOS OS DIAS

17-04-2010


Inimigo a ser combatido todos os dias


Você que sempre teve consciência que é uma pessoa pacífica, calma, reflete antes de falar, busca fazer bons relacionamentos, costuma “•engolir sapos” para preservar amizades e busca ser gentil com todo mundo, ainda que sejam pessoas desconhecidas, está seguro que não tem inimigos, afinal de contas, você não tem dado motivos para tê-los. Pois eu por muito tempo pensei o mesmo. Acreditava que pessoas com essas características jamais teriam inimigos, pois eles são conseqüência de discórdias, intrigas, trapaças e rompimentos. Descobri com o tempo que algumas pessoas, pelos atos que cometem ou pela forma como se relacionam com outros, possuem muitos inimigos. Outras possuem alguns inimigos. Algumas ainda possuem dois ou três inimigos. Mas todas, absolutamente todas as pessoas, quer homem ou mulher, bonito ou feio, rico ou pobre, possuem um inimigo feroz, cruel e que não dá trégua. O pior de tudo é que esse inimigo é muito inteligente. Ele não ataca com violência, nem com palavras agressivas ou rudes. Pelo contrário, quase sempre se manifesta de forma sutil, diria quase sábia, para te destruir, para te colocar na lama, para te levar para o mau caminho.

Sabemos que os amigos são uma dádiva de Deus, pois são apoio indispensável diante de nossas dificuldades enfrentadas todos os dias. Os amigos podem ser um pai, um marido, uma esposa, um filho, um parente, um vizinho ou um colega de trabalho ou academia. Aliás, não importa a origem nem o gênero, o importante é que seja amigo. Mas aí surge um problema pois, quase sempre as pessoas próximas de nós se qualificam como amigas, quando na prática não o são. Nem sempre é fácil percebermos isso e muitas vezes, somente nos damos conta que algumas pessoas não são nossas amigas quando elas nos traem ou fazem algum mal contra nós, ou mesmo quando precisamos delas e nos viram as costas.

Você já viu aquele amigo que na verdade é apenas um interesseiro? Sim ele se diz teu amigo porque sabe que pode contar com você, que você realmente é um amigo. Assim ele se postula teu amigo somente para tirar vantagens, ignorando um princípio elementar na amizade que é a reciprocidade. Apenas o tempo e um pouco de inteligência e sabedoria nos permite separar o joio do trigo em questão de amizade. E quando então uma pessoa é inteligente, se postula como nosso inimigo e utiliza sua inteligência de forma negativa para nos prejudicar, então a coisa se complica. O pior tipo de inimigo não é aquele que se declara assim, pois, sabendo disso, vamos tomar alguns cuidados. Escreva aí no seu caderno: o pior inimigo é aquele que não tem qualquer característica que o identifique assim. Lembro-me de uma vez ter atendido no hospital de clínicas da Universidade onde trabalho uma garota de uns 20 anos de idade, meiga e educada, com um corpo lindo, aparentando saúde. No desenrolar da entrevista soube que era prostituta e tinha o vírus HIV. Quem se deixasse seduzir pelos seus encantos estaria colocando em risco sua saúde, caso não tomasse algumas precauções, pois a não ser suas palavras, nada denunciava seu problema.

Você tem um inimigo muito mais sedutor que uma mulher ou homem bonito. Está tão próximo de ti que você nem se dá conta. Ele quer te destruir sempre, declarou guerra contra você, possui uma inteligência impar e a usa de maneira arguta para te destruir. Vive te sugerindo praticar atos que ou são desleais, ou desonestos, ou mesmo imorais. Vive te dizendo que não precisa trabalhar porque você merece descansar. Afirma sempre que você deve curtir a vida a todo custo, tirando o máximo de prazer de tudo a qualquer custo e que o mundo se exploda. Vive sugerindo para não se preocupar com a natureza ou mesmo com o bem dos outros e que isso é o melhor a ser feito, afinal de contas, estamos num mundo capitalista e as regras aí estabelecidas é cada um tirar a maior vantagem possível de tudo e de todos. Pior do que isso, toda vez que você vai fazer algo que sabe é necessário e importante fazer, ainda que isso te custe sacrifício e muito trabalho, lá vem esse seu falso amigo te dizer que tudo é injusto, que você trabalha muito, mas recebe um salário de fome. Que os políticos são ladrões e ganham muito sem fazer nada. Não tem sentido você ser honesto. Alias, ele vai tentar te convencer com os argumentos aparentemente mais lógicos que honestidade é instrumento de otário e de bobo, pois quem é honesto e segue princípios de boa convivência e respeito aos valores humanos é pobre e não pode ter o que quer. Incrível, mas esse inimigo está sempre camuflado de amigo, de companheiro, de conselheiro. Está sempre contigo e jura olhando para o céu, de mãos postas em forma de súplica, que quer o teu bem e que você pode contar com ele. Pois saiba, esse é o pior inimigo e você tem que derrotá-lo urgentemente e já te aviso é difícil, muito difícil, mas necessário. É uma questão de sobrevivência: ou você o anula ou ele te destrói. Eu disse anula, pois esse inimigo é tão poderoso que você jamais vai conseguir eliminá-lo, mas pode e precisa mantê-lo sob controle pois ele dorme contigo, te acompanha 24 horas por dia e jurou que vai tentar te destruir sempre e que somente te abandonará no teu último segundo de vida. Mesmo quando você conseguir mantê-lo sob controle, se é que vai conseguir um dia, vigia e ora todos os dias, pois qualquer descuido e ele te derrota de novo. Esse é o único inimigo que você deve temer e até respeitar por seu grande poder, mas você somente vai crescer como gente, prosperar e ter amigos quando conseguir ser mais forte que ele. Esse inimigo está dentro de ti.

No hay comentarios:

Publicar un comentario