viernes, 26 de noviembre de 2010

Admirável mundo novo

18-07-2009


Admirável mundo novo



O mundo é uma reprodução da mente humana. Todos os conflitos que existem no mundo são a reprodução em forma ampliada dos conflitos da mente. Assim toda vez que achar que o mundo é injusto, toda vez que achar que as pessoas são muito más, que elas são egoístas, que não sabem amar, que roubam, que são capazes das maiores atrocidades e tudo isso te for incompreensível, mude o foco, olhe para dentro. Não importa onde quer que você esteja, onde quer que você more, com quem você conviva. Não importa também o quão má parece a pessoa que está do teu lado. Pouco importa as mazelas dos políticos e as fraudes. Sei que isso tudo te deixa perplexo e confuso. Pois saiba, toda essa percepção de mundo que você está tendo e que aparentemente te causa tanto mal, primeiro é uma expressão do teu mundo interior, segundo é uma mentira da tua mente. Sim já abordei esse assunto antes.

Se você trabalha e também fuma e um determinado dia percebe que está com problemas de saúde tua mente te dirá que é porque você tem trabalhado muito, que teu chefe é um carrasco, que o trânsito está infernal, que a criminalidade te deixa estressado, que teus vizinhos fazem muito barulho e um monte de outras mentiras e asneiras. Quando você se lembra do cigarro, tua mente te diz que você tem direito ao prazer, que você não tem feito nada para se divertir, que tua vida é um constante sacrifício, que você é livre e pronto teu cigarro continua no teu bolso e você acredita que a causa da tua doença é realmente teu trabalho. E quando você diz para teu filho que não tem dinheiro para ele ir ao cinema ou mesmo para comprar uma comida, você está convicto que realmente não tem dinheiro pois se teu filho for ao cinema vai faltar dinheiro para pagar as contas no final do mês. Mas quando sente a vontade de fumar tudo muda. Tua mente constrói um sistema de raciocínio perfeito e você fica convencido que teu dinheiro estará sendo bem empregado em mais uma carteira de cigarro.
O mesmo acontece com comer em excesso, tomar cerveja ou outra bebida alcoólica. Todos sabem que comer em excesso principalmente alimentos ricos em gorduras e carbohidratos, além de não ser saudável também engorda, mas muita gente se permite comê-los pois são enganados pela própria mente. São vítimas de si mesmas.

Um diabético sabe que não pode ingerir determinados tipos de comida mas o que a sua mente lhe diz? Ah um pedacinho somente! Ah todo mundo vai morrer mesmo, então porque não comer! Ah eu estou bem de saúde e isso não vai me fazer mal! A mente mente e o que se deixar enganar e embarcar nos seus argumentos, seu corpo lhe cobrará uma pesada fatura em termos de doença, dores, fraquezas. Sairá da garantia muito antes do prazo e talvez nunca mais consiga voltar, porque se deixou encantar pelo canto da sereia, no caso a própria mente.

Tua mente é tua inimiga maior. Puxa vida, tua mente te trata como um tonto e você se degusta em vestir a roupa de um tonto, a pensar como um tonto, a agir como um tonto, a justificar tudo como um tonto. Não te enganes, os ventos sempre sopram em direção ao fracasso. Ladeira abaixo você não precisa fazer força para se deslocar, mas olha o precipício que te espera! Chegar no topo da montanha exige disciplina, exige esforço, exige persistência, exige muito trabalho, mas olha as recompensas que te esperam. Nas formações que tenho feito nos últimos anos me convenci que as justificativas são os argumentos dos fracassados. Impressionante. Uma pessoa de sucesso, uma pessoa de visão, você apresenta a ela uma oportunidade e ela por mais ocupada que seja, percebe a oportunidade e encontra tempo para conhecê-la e depois de a conhecer a agarra com afinco se perceber que realmente é interessante. Uma pessoa comum, uma pessoa fracassada, quando lhe é apresentada uma oportunidade, mesmo quando está desempregada ou então ganhando pouco mais que um salário mínimo no emprego, nem olha para a oportunidade e começa a se justificar. Não pode porque o filho está doente. Não pode porque não tem tempo. Não pode porque a mulher reclama. Não pode porque tem estado muito cansado. Não pode porque está com a unha encravada. E ele está certo, realmente todos os argumentos são verdadeiros, mas onde o irão levar todas essas justificativas? Pois não se dá conta que é um tonto usando justificativas tontas que irão perpetuar o fracasso. Essas são as milhares de pessoas que você encontra e que vivem se queixando da vida ou reclamando do governo em casa ou num bar ou depois de um racha de futebol entre uma cerveja e outra, entre um cigarro e outro, entre um refrigerente de coca e outro. Morreram mas ainda não tiveram a coragem de assumir a posição horizontal.

Assim, quer mesmo entender todos os males do mundo, todas as suas contradições, toda a maldade humana, volta-te para dentro de ti mesmo, coloca um espelho para que não te escape nada pois será duro se dar conta que o mundo la fora é teu mundo interior exteriorizado e amplificado e que você vive um mundo de mentiras criado por tua própria mente. Refugia-te na solidão do deserto da tua mente, jejua e pensa por 40 dias e 40 noites.

* Psicólogo,Dr. Em saúde mental, Psicanalista e escritor- Prof. Associado - Instit. de Psicologia-UFU - Email: cvital@mailcity.com . Pós doutorando em Saúde Mental na Universidade do Porto em Portugal.Email: cvital@mailcity.com

No hay comentarios:

Publicar un comentario