jueves, 25 de noviembre de 2010

HIPNOSE COLETIVA

24-04-2010


Hipnose coletiva


Hipnose é um estado alterado de consciência. Uma pessoa saudável tem noção da realidade, tem capacidade de discernimento e consegue uma compreensão das coisas de maneira clara, uma vez que consegue apreender a realidade de uma forma mais identificada com ela. Se o estado de consciência está alterado, evidente que não se tem a mesma percepção da realidade. Quando alguém procura um profissional de saúde que utiliza como técnica a hipnose, está aceitando que seu estado de consciência seja alterado para poder descobrir possíveis dificuldades vivenciadas anteriormente e elaborá-las. Essa alteração é induzida por um profissional treinado que mantêm o controle da situação e faz o paciente voltar a seu estado de consciência normal quando quiser. Essa é uma forma adequada e benéfica de se utilizar a hipnose, desde que sempre manuseada por um profissional competente.

Existe outra forma de se induzir à hipnose que é pela realidade criada pelo homem, principalmente da mídia, mas também a cultura e a moda são instrumentos importantes desse universo. E aí, você viu que a fulana quase beijou o fulano ontem a noite no big brother? Como a vida está difícil em S Paulo você viu? Vi no noticiário que o desemprego está aumentando, e mesmo quem está empregado não está conseguindo pagar suas contas com o salário que ganha. E o trânsito, nossa que problema. Quanto maior a cidade, mais engarrafamento, mais radares, mais policiamento para nos multar e controlar nossos atos. A violência então nem se fala. Deu no jornal ontem que houve uma chacina no ABC paulista onde cinco pessoas da mesma família foram mortas, sendo pai e mãe e mais três filhos. Um filho de 9 ano, uma filha de 15 e outra de 17.Os bandidos antes de matar a todos estupraram as adolescentes na frente dos pais e irmãos. Plim Plim para nossos comerciais e logo voltaremos com mais notícias. E em Brasília você viu a roubalheira? Descobriram um monte de maracutaias de alguns políticos que pareciam honestos. Nossa que horror. Onde quer que se vá, vemos problemas por todos os lados. Ainda bem que podemos as vezes assistir a um filme na TV ou mesmo no cinema e lá, nas emoções que vão eliciar em nós, estarão nos aplainando a mente com ideologias, novas crenças, distintos valores. Nos divertimos, rimos e às vezes até choramos durante a exibição de um filme e voltamos depois para casa como se nada tivesse acontecido.

A hipnose coletiva não se dá de um dia para o outro. Ela vai sendo construída todos os dias, todos os dias, através de noticiários, novelas, programas de auditório, Big brother, propagandas explícitas, moda e comentários de colegas, parentes e amigos que já estão impregnados dessa hipnose nefasta. Esses programas diariamente vão entupindo com futilidades, inutilidades, desgraças, roubalheiras, violência e falsos valores a mente de quem os assiste e os escutam. Por detrás de programas de TV aparentemente inocentes e agradáveis como as novelas, por exemplo, existem técnicas modernas de psicologia para persuadir, conquistar, despertar desejos e principalmente anular capacidade de pensamento. Aos poucos nosso senso crítico vai sendo apagado, nossa capacidade de pensar é comprometida e passamos a ter a sensação que as coisas como nos são passadas são “corretas”, que nosso inconformismo é infundado, que as coisas tem que ser exatamente como são e que temos que nos ajustar a elas. Nos conformamos com o salário de fome porque nossos amigos também ganham pouco. Aceitamos ser desonestos ou desleais porque estamos no mundo capitalista e acreditamos que os outros fazem o mesmo. Agredimos a natureza pois vemos lixo no chão e vemos que outros não se importam, então porque nós iríamos nos importar. Aos poucos os pensamentos vão se nivelando por baixo com uns poucos que controlam o poder político, econômico e de comunicação pensando e toda a massa caminhando para a direção estabelecida arbitrariamente para a satisfação a todo custo de interesses econômicos e políticos. Nos tratam como manada no corredor da morte. Chaplin já denunciava isso em um de seus filmes. Veja menos televisão, se possível livre-se dela. Escute menos rádio. Escute música barroca no seu toca cd e leia mais. Sua mente é alimentada todos os dias e o que você é hoje, é conseqüência da comida que tem dado para ela até hoje. Que tipo de alimento você tem dado para sua mente?




Comentários (1)



Comentários




leticia
28-04-2010
Boa noite Como vai Cláudio? Meu nome e Letícia tenho 17 anos adoro tudo sobre psicologia e sonho em fazer este curso na UFU. Não conhecia sua coluna, mas agora não consigo, mas para de ler achei interessantíssimo todas as matérias mesmo as mais antigas acho você inteligentíssimo e concordo que somos influenciados pela mídia. Comecei a ler sobre psicologia através de livros do augusto Cury e outros atores como o do livro quem mexeu no meu queijo. Você tem algum livro publicado?Se não acho que você poderia pensar sobre esse assunto, pois suas matérias são maravilhosas e deveria ser levada a outras pessoas que não tem acesso a Internet, mas que tem interesse, Parabéns Tenha uma ótima semana

No hay comentarios:

Publicar un comentario