viernes, 26 de noviembre de 2010

A mente mente - Parte II

13-06-2009


A mente mente - Parte II



Em outra grande formação que fiz aqui em Portugal em Figueira da Foz, uma linda cidadezinha a beira-mar, quem deu o treinamento era um judeu que chegou ao Brasil sem saber falar uma so palavra em português, com mulher e dois filhos e sem dinheiro. Ele tinha somente uma coisa: Visão. Passou as maiores dificuldades que um ser humano pode passar, enfrentou sua mente todos os dias, todas as horas, todos os minutos para continuar pelo caminho de espinhos e não trilhar a rua que desce voltando para Israel e viver com os pais. No meio da necessidade, ele conseguia ter uma vida fantástica e absolutamente nada o abatia e era a visão que tinha do futuro que lhe proporcionava esse estado interior de bem estar. Fez tudo o que devia ser feito enfrentando a mente mentirosa e hoje tem tudo o que quer e pode escolher fazer ou não fazer tudo o que quer na hora que quer. Ele sabia a partir da visão que estilo de vida não era o que ele tinha mas o que ele era. Sabia também que a maior riqueza não depende de dinheiro. Sabia sim que a verdadeira riqueza é tudo o que sobra quando o dinheiro acaba pois o dinheiro pode comprar uma linda cama mas não uma noite tranquila de sono. Pode comprar um lindo apartamento mas não pode comprar um lar. Pode comprar uma linda roupa mas não pode comprar a auto estima.

Pague o preço pelos seus sonhos e todos se realizarão. Você terá o sucesso que decidir ter. Potencialidades você as tem muitas, mas tua mente te convenceu a ser um bonsái e não uma palmeira real. Você quer ser a primeira ou a segunda planta? Decida e pague o preço pois, se quiser que os teus próximos cinco anos sejam diferentes dos últimos cinco anos, terá que fazer coisas diferentes e pagar o preço. Terá que deixar de lado suas novelas, seu futebol, sua festinha regada a cerveja com os amigos. Terá que usar muitos dos teus finais de semana para aprender e não se divertir. Terá que assistir menos televisão, ver menos filmes e noticiários. Participará de menos churrascos e mais treinamentos. Teus filhos ficarão um tanto privados de você mas eles um dia te agradecerão por tudo o que esse teu esforço vai proporcionar a eles. Não seja uma pessoa comum.

As pessoas comuns não investem em conhecimento e treinamento. Elas são dominadas pela propaganda. São consumistas, mas vivem se queixando pois querem consumir mas não têm dinheiro. Não percebem que o TER vem depois do SER e FAZER. Pessoas extraordinárias são agentes da própria historia. Constroem o futuro vivendo plenamente o presente. Usam o passado apenas para aprender com os erros que cometeram. Quando não encaramos as coisas difíceis, elas sempre serão difíceis. A maioria dos problemas não existe porque na verdade o grande problema é você. Resolva-se e os problemas deixarão de existir.

Quanto mais alto você voar, menos pássaros encontrará ao teu lado. A águia pode voar onde voa o pombo, mas o pombo jamais vai conseguir voar onde voa a águia. Todos nascemos águias, mas a maioria, enganada por sua própria mente e pela propaganda decide ou se torna pombo ou vaquinha de presépio. Esteja sempre com pessoas bem sucedidas. Voe junto das águias por mais difícil que no início possa parecer, pois se voar com os pombos será sempre um deles e acabará comendo o milho da esmola providenciaria. Se teu sonho é apenas ser pombo saiba que o preço a pagar será imenso e teus filhos te cobrarão por isso. É a palmeira real que aos poucos perde todos os sonhos ou nem ousa sonhar e se transforma em bonsái. Hoje os problemas parecem maiores que você. Ao pé da montanha, quando você olhar para o topo e voltar a olhar para o longo caminho terá medo e vontade de nem começar ou de desistir logo nos primeiros passos.

Mas se tiver visão também, olhando para o topo, vendo tudo o que terá ao chegar la e caminhando sempre focando teu olhar no topo e jamais nos problemas do caminho, você chegará la. Agora a montanha parece ser muito maior que você, mas se usar a visão e ir caminhando, aos poucos a montanha vai ficando menor e um dia estará todinha sob teus pés. Quanto mais você cresce tudo vai ficando mais abaixo. Nas alturas é como olhar para baixo de dentro de um avião a 36 mil pés, tudo esta abaixo de você. Essa é a tua hora! Esse é o melhor momento para mudar a tua vida! Fixe teu olhar no topo dos teus sonhos e jamais mude o foco e você chegará la, e saiba que no percurso teu maior inimigo será sempre a tua mente e suas mentiras.

* Psicólogo,Dr. Em saúde mental, Psicanalista e escritor- Prof. Associado - Instit. de Psicologia-UFU - Email: cvital@mailcity.com . Pós doutorando em Saúde Mental na Universidade do Porto em Portugal.

No hay comentarios:

Publicar un comentario