martes, 2 de noviembre de 2010

COMO TER SUCESSO FINANCEIRO!

11-10-2010


COMO TER SUCESSO FINANCEIRO!



Cláudio Vital de L. Ferreira*

Conheço muitas pessoas que se queixam de tudo, principalmente dos problemas financeiros. Como mentem para si mesmos, quando olham para o espelho e se dão conta de quão fracassados são, logo escolhem um ou vários bodes expiatórios como respingos de água numa tentativa desesperada de esfriar a chapa quente da culpa. Como conseqüência, no círculo familiar, sofrem a esposa, ou o marido, ou filhos. A sogra então recebe qualificações pouco recomendadas e os governantes se tornam os maiores corruptos e responsáveis por todos os problemas do mundo.

Se você costuma ter esse tipo de atitude, eu te entendo pois por muito tempo fiz o mesmo. Existe apenas uma pessoa responsável por teu sucesso ou fracasso, e essa pessoa é você. O mundo somente vai mudar quando você mudar. Se sua vida econômica e afetiva estão comprometidas, você precisa fazer coisas diferentes das que sempre fez pois, continuar fazendo as mesmas coisas e esperar que os problemas se resolvam, é a maior expressão da loucura. Quem diz isso é Einstein, isso mesmo aquele sujeito do qual você e todas as pessoas do mundo já ouviu falar e usufrui de suas descobertas na área da física.

Existe uma fórmula muito simples de se ficar rico: descubra o que os outros querem e ajude-os a conseguirem. O tamanho da tua riqueza será proporcional à quantidade de pessoas que você conseguir ajudar. Robert Conklin nos ensina que os primeiros acertos para se chegar a riqueza precisam ser treinados no dia a dia de maneira simples pois, do grau do que der aos outros o que querem, elas darão a você o que quer.

O marido diz para si mesmo: daria uma caixa de bombons para minha esposa se ela se portasse mais afetuosa comigo. O chefe diz para si mesmo: Daria um aumento para fulano se ele fizesse mais do que eu peço para ele fazer. Um pai ou mãe dizem para si mesmos: eu teria mais confiança em nosso filho se ele passasse a ter melhores notas na escola. O colega de trabalho diz para si mesmo: Até aliviaria o lado do João que trabalha comigo se ele fosse um cara mais legal.

O vendedor diz para seu supervisor: eu ficaria muitíssimo entusiasmado se conseguisse ser o melhor de todos os vendedores da equipe. Todas essas pessoas estão usando a fórmula de maneira invertida.


O marido tem de levar os bombons para a mulher primeiro e depois receberá mais afeto e carinho. O chefe deve fazer elogio e mostrar reconhecimento primeiro para provocar no empregado o desejo de empreender um esforço adicional.

O pai ou mãe têm de demonstrar confiança nos filhos primeiro e depois eles começarão a se sair melhor no colégio.

O colega de trabalho tem que ajudar a João primeiro para que esse retribua e seja legal.

O vendedor deveria ficar primeiro profundamente entusiasmado e depois as grandes e suculentas vendas se sucederão em abundância.

Nos ensina ainda Conklin que é dessa forma que a lei funciona. Como descobrir as necessidades dos outros? O ser humano é muito semelhante. Ocultamos do mundo nosso eu verdadeiro, mantendo ocultas nossas inseguranças, nossos medos, nossas frustrações, dúvidas, fraquezas e necessidades.

Talvez tenhamos medo e não aceitamos o que os outros possam nos dar exatamente porque é isso que estamos procurando. Talvez não queiramos a piedade e a caridade. Queremos amor e respeito. Como conseqüência, continuamos escondendo nossos desejos mais profundos, agarrados na crença de que merecemos o que esperamos dos outros. A verdade é que ansiamos ser necessários, queridos e amados. Queremos e precisamos ser importantes para alguém, ainda que seja o cão. Necessitamos de apreciação, satisfação, reconhecimento, aceitação e realização.

A maioria das pessoas é como eu e você. Lembre-se, dependendo do grau do que der aos outros do que necessitam, darão a você o que necessita. Você ainda não descobriu o que os outros necessitam? Então fique diante do espelho e olhe para dentro de si e encontrará o que existe nos outros. O que você necessita, eles necessitam.

O que mais mobiliza teu coração e teus sentimentos é também o que está mais perto do coração deles. Você tem o controle da medida do que necessita dar para poder receber o que necessita da vida. Não duvide, você nasceu para vencer, para enxergar as galinhas e patos das alturas na condição de águia.

Os princípios que regem o desenvolvimento pessoal e o caminho da riqueza são simples e fáceis que até uma criança pode empregá-los. Independente de quem você seja e de sua personalidade e do que já tenha passado na vida, você tem a capacidade de dar-se bem com as pessoas e encontrar o sucesso. Para tanto, precisa estar disposto a pagar o preço, mas não leve os problemas tão a sério porque a vida é simples, mágica e divertida.

* Psicólogo,Dr. Em saúde mental, Psicanalista e escritor- Prof. Associado
- Instit. de Psicologia-UFU-Email: cvital@mailcity.com Tel.034-9158-9012

No hay comentarios:

Publicar un comentario