Cláudio Vital de L. Ferreira*
Quando nasce um bebê, se as condições mínimas básicas de sobrevivência forem mantidas, terá um processo de desenvolvimento previamente programado por seus filamentos de DNA, dentro de cada célula, independente de sua vontade. Seus hábitos podem atrapalhar, mas jamais impedirão que esse programa genético seja executado durante a vida. Apenas a morte será capaz de interromper de forma definitiva esse processo. Se tiver o mínimo de cuidado em seus hábitos, terá um corpo formoso, seja homem ou mulher, uma máquina perfeita, capaz de se adaptar às situações mais adversas para sobreviver. Além disso, terá vários dons e habilidades que terão sido também grandes presentes de Deus. Pelé foi um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Evidente que toda a habilidade que demonstrou foi conseqüência de muita força de vontade e treinamentos, mas ele tinha um dom que Deus lhe deu. Deus a mim também deu vários dons, mas seguramente nenhum deles se concentrou na habilidade para ser um ótimo jogador de futebol pois com 59 anos, desde meus 6 anos jogo futebol e nunca deixei a condição de habilidade medíocre. Houve o esforço, mas não havia a habilidade e o dom.
Submetemos essa máquina a testes de fogo durante nossa vida em forma de trabalho excessivo, variações de temperatura intensas, estresse massacrante, alimentação deficitária em termos de nutrientes e excessiva em seu teor calórico. Os excessos aos quais submetemos nosso corpo o levam a exercitar sua capacidade de adaptação ao máximo e ele começa a dar sinais de advertências que podem começar com algum mal estar ou dor de cabeça ou mesmo resfriados. Quando temos esses sintomas, abandonamos a sabedoria de buscar entender essas mensagens para corrigir os hábitos que estão destruindo nosso corpo e assumimos a postura estulta de tomar um medicamente qualquer. O sintoma vai passar, mas você não tem uma boa relação com teu corpo pois não entendeu absolutamente nada da mensagem de sabedoria que ele te enviou. Assim, quanto mais você for se entupindo de remédios, fazendo a alegria dos laboratórios, mais doente ficará, pois teu problema está nos teus hábitos e se aí está o problema, é na mudança deles e não na farmácia que você encontrará a solução.
Assim é que, quando nascemos, já trazemos uma infinidade de presentes que generosamente nos são dados por Deus e todas essas características se constituem o homem que nasce. Como são presentes, não nos custaram nada e basta estar vivo para podermos usufruir.
Deus nos deu tanto, para que com essas ferramentas construamos um novo homem durante nossa existência. Essa construção depende de nosso esforço, sacrifício e principalmente sabedoria. A sabedoria é a expressão da perfeição, portanto você já deve ter percebido que as palavras sabedoria e Deus se confundem. Tua mãe passou pelo parto que te gerou com tantos dons, mas o parto mais importante terá que passar você mesmo para nascer desse ser bruto um homem de verdade. Já te adianto que a sabedoria quase sempre está distante daquilo que à primeira vista parece ser o melhor. Por exemplo, muitos homens acham que é prova de masculinidade sair com quantas mulheres tiverem acesso, quando a verdadeira prova de masculinidade é ter a chance de sair com todas, mas manter-se casto, pois o homem que precisa ser construído tem sua grande força na mente e é dela que parte a sabedoria e não das exigências dos instintos do corpo.
Nascemos com a sabedoria divina, mas vivemos cercados de pessoas medíocres e hipócritas e aos poucos vamos nos parecendo com elas. Muitas vezes essas pessoas fazem parte de nossa família e às vezes são nossos pais, filhos ou irmãos. É responsabilidade tua tomar uma decisão drástica se de fato quiser mudar e construir uma pessoa de verdade e já te adianto que não vai ser fácil. Algumas dicas para começar a construir esse novo homem que pede insistentemente para ter oportunidade dentro de ti. Primeiro, por dois anos consecutivos leia todo dia um capítulo do livro “Provérbios” da Bíblia. Esse livro tem 31 capítulos e assim você cada mês o terá lido todo. Quando completar dois anos terá entendido um pouco o que quer dizer sabedoria e já estará a caminho dela. Quer mais uma dica? Pois bem então leia o livro “Universidade do Sucesso” de Og Mangino. A sabedoria também se esconde por detrás destas palavras de Jesus: “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Porque, quem quiser salvar sua vida perdê-la-á; mas quem sacrificar sua vida por amor de mim, salvá-la-á”(Lc.9,23-24). Uma última dica. Para construir o homem para o qual Deus te colocou nessa terra, terá que agir e com urgência. Essa dica é inspirada nos escritos de um sábio que os escreveu quando tinha mais de 80 anos. Anota ai: “Para ser o homem para o qual nasceu ser, se for necessário elevar-se acima de tua religião afim de se livrar do medo, vá em frente e faça-o. Juntamente com isso, se você tiver que ser maior que os costumes locais para se libertar do medo, vá em frente e seja maior que eles. Se tiver que se livrar da companhia de certas pessoas a fim de ficar acima de seus temores, vá em frente e livre-se de tais companhias, sabendo que o mundo está repleto de pessoas que são melhores empregadores, fregueses ou amigos para você. Você tomaria atitudes drásticas para se livrar de qualquer veneno que houvesse aberto caminho até seu alimento. Então, faça o mesmo com o medo, o veneno da mente”(Napoleon Hill). Use melhor teu tempo, veja menos TV, leia mais livros,coma menos churrascos e beba menos cerveja nos finais de semana substituindo por treinamentos e estudos para te desenvolver e ser o vencedor para o qual nasceu. Saiba que o caminho do sucesso é árduo e exige muitos sacrifícios, enquanto que o caminho do fracasso parece ao princípio altamente atraente, mas depois se mostra mais amargo que o fel.
* Psicólogo,Dr. Em saúde mental, Psicanalista e escritor- Prof. Associado
- Instit. de Psicologia-UFU-Email: cvital@mailcity.com Tel.034-9158-9012
No hay comentarios:
Publicar un comentario