miércoles, 15 de septiembre de 2010

A ADVERSIDADE E A SEMENTE DO BEM!

Esse artigo foi originalmente publicado em:
http://www.correiodeuberlandia.com.br/blog/CVITAL/34/pensando_bem.html

Passamos por vários enganos em nossa vida e, quase sempre, ou jamais nos damos conta deles ou então conseguimos percebê-los muito tempo depois. Os sentimos muito bem quando os acontecimentos de nossa vida se aproximam daquilo que esperamos e desejamos. Chegamos a agradecer a Deus por nos ser tão bom e nos dar tanto. Mas como Deus é sempre sabedoria, Ele muitas vezes nos manda adversidades, problemas, dificuldades, invernos, tempestades e desertos, para podermos crescer. Como quase sempre somos guiados mais pelos princípios da estultice do que pelos da sabedoria, ficamos tristes e revoltados. Já vi caso de pessoas que culpam Deus pelos problemas que têm e às vezes se afastam de seus princípios por identificarem Nele a origem do mal que sofrem. Então escreve ai: toda adversidade traz em si a semente de um beneficio igual ou maior. Milhares de pessoas encontraram o maior êxito justamente a um passo além do ponto em que a derrota os alcançara. Quando Henry Ford, sem grande cultura e sem um centavo no bolso, apresentou a vários engenheiros seu primeiro projeto de um automóvel, riram da sua cara dizendo que aquilo era um absurdo porque jamais as pessoas iriam querer ou poderiam comprar uma geringonça daquelas. Ele foi em frente e o resto é história.
Tome as rédeas da tua vida controlando a tua mente. Aprendi com Napoleon Hill que se o que você quiser fazer está certo e você acredita nele, então vá em frente e faça-o. Concretize seu sonho e não se importe com o que “eles” possam dizer se você sofrer uma derrota temporária. Eles farão isso porque não sabem que cada fracasso traz em si a semente de um êxito maior. Vão dizer que você ficou louco. Não olhe para trás e siga em frente e um dia saberão quem de fato é o louco. Seja forte e caminhe sempre. Fizeram isso comigo também. Thomas Edison sonhava com a lâmpada elétrica. Apesar de mais de dez mil fracassos, seguiu um frente, persistiu em seu sonho até torná-la realidade. Sonhadores de verdade, jamais desistem de seus sonhos por pior que seja o inverno e por mais árduo que seja o deserto pelo qual precisem passar. Santos Dumont e os Irmãos Wright olhavam para os pássaros e seus sonhos começaram a voar feito águias. Encontraram dificuldades inimagináveis e, mesmo de forma independente, perseguiram seus sonhos, perceberam em cada derrota a semente de um bem maior e seguiram em frente e o resto é história também. Marconi foi detido e internado em um hospital psiquiátrico por alguns “amigos” apenas porque sonhava que se poderia enviar mensagens pelo ar sem o auxilio de fios. Se você gosta gosta da internet, do rádio e da TV, agradeça todos os dias a esse “louco”. Helen Keller tornou-se cega, surda e muda logo depois que nasceu, mas fez da adversidade seu instrumento de vitória. Sua vida toda serve de prova de que ninguém está totalmente derrotado, enquanto não aceitar a derrota como realidade. Do alcoolismo crônico, o escocês Robert Burns fez germinar a semente de lindos pensamentos poéticos tornando-o um dos maiores poetas de língua inglesa do século XVIII. Beethoven era surdo mas conseguiu transformar o desejo de ouvir, nas mais belas combinações de sons. Mme. Schumann-Heink, antes de se transformar em um gênio da ópera, no começo de sua carreira, visitou o diretor da Ópera da Côrte de Viena, para fazer um teste de voz. Após um olhar reprovador e com um tom não muito gentil ele disse:”com esse rosto e sem nenhuma personalidade, como pode esperar vencer na ópera? Minha filha, desista da idéia. Compre uma máquina de costura e vá trabalhar. Você nunca poderá ser cantora”. O diretor poderia entender de ópera, mas não conhecia o poder do desejo, por isso negou sequer ouvir sua voz, condenando um gênio que encontrou nessa derrota a semente do sucesso. Abraham Lincoln foi um fracassado até ter mais de 40 anos de idade. Era conhecido como o Sr. Ninguém, até que uma experiência trágica lhe trouxe sentimentos profundos de tristeza e amor, fazendo despertar o gênio adormecido em seu coração e mente e deu ao mundo um dos seus melhores homens. Essa experiência veio de Ann Rotledge, a única mulher que realmente amou de verdade em sua vida.
O sentimento que faz germinar o semente do bem das cinzas da adversidade se chama fé. Esse sentimento se confunde com outro que se chama amor. Se você quiser entender o poder da fé, estude a vida de grandes pessoas, homens e mulheres que partiram do nada e alcançaram o sucesso. Há mais de vinte séculos, um homem que nasceu bebê na simplicidade de um estábulo, disse que a fé remove montanhas. Não se esqueça que o poder da fé pode te levar tanto para o sucesso e realização, quanto para o fracasso e sofrimento. “ Se você pensa que foi derrotado, foi derrotado. Se você pensa que não ousa, não ousa. Se você gosta de ganhar, mas pensa que não pode, é quase certo não poder. Se você pensa que perderá, está perdido. Fora do mundo, achamos que o sucesso começa com a vontade do sujeito. Tudo está no estado de espírito. Se você pensa que foi sobrepujado, foi sobrepujado. É preciso que pense em altos termos para se elevar. É preciso que esteja seguro de si antes de poder ganhar um prêmio. As vitórias das batalhas da vida não são sempre do homem mais forte ou mais veloz. Cedo ou tarde, o homem que vence é o homem que acredita de fato que pode vencer
( Napoleon Hill).

* Psicólogo, Dr. Em saúde mental, Psicanalista e escritor- Prof. Associado
- Instit. de Psicologia-UFU-Email: cvital@mailcity.com Tel.034-9158-9012

No hay comentarios:

Publicar un comentario