05-02-2011
OS BENEFÍCIOS DA ADVERSIDADE
Você que teve um ano de 2010 cheio de dificuldades, enfrentando problemas na área afetiva, no campo monetário e profissional, nas relações interpessoais, na tua saúde e em várias outras áreas, tenho uma ótima notícia para você. Em uma oportunidade, como psicólogo, fiz acompanhamento de um paciente com o vírus da AIDS. Ele morava em uma Instituição que dava assistência a pessoas com esse tipo de problema de saúde. Era um líder la dentro. Ajudava a todos, tinha um comportamento exemplar. Era bastante educado e atencioso. Aos poucos, nos atendimentos que fiz com ele, fui descobrindo que era um ex presidiário e tinha tido uma vida no submundo do crime tendo cometido vários delitos, o que lhe haviam rendido alguns anos de cadeia. Encontrava forças nas drogas e bebidas para esse tipo de vida. Um determinado dia me disse que era eternamente grato a Deus por ter lhe permitido adquirir o HIV. Diante de minha fisionomia de espanto continuou dizendo que durante toda sua vida tinha sido um homem destemido e fazia aquilo que lhe dava vontade como se tivesse um motor lhe impulsionando, mas quando o médico lhe disse que estava com o HIV, todo o mundo que tinha construído desabou feito uma torre de Babel e a partir dali conseguiu refletir sobre a vida que levava até então e entendeu que tinha feito tanta coisa errada para si e para os outros que continuava vivo por mera bênção de Deus. Entendeu também que devia mudar como pessoa se quisesse continuar vivendo e a partir desse dia iniciou uma nova caminhada por campos verdejantes.
Anota ai o que vou dizer. Essas palavras não são minhas, mas de um dos maiores psicólogos que já tive o privilégio de ler que se chama Napoleon Hill: “Toda a adversidade traz em si a semente de um bem igual ou maior”. Quando você conseguir entender a profundidade dessa frase e o alcance que ela tem, isso pode mudar completamente tua vida. Essa frase já é a semente de todos os tesouros prometidos por Salomão, em Provérbios, a quem adquire a sabedoria. Para início de conversa, você vai agradecer a Deus por tantas dificuldades estarem ocorrendo na sua vida ao mesmo tempo. Não duvide tudo isso é a sua maior bênção, caso você tenha sabedoria para aproveitar a oportunidade de mudar que nunca te foi tão evidente. Isso significa que está tendo mais chance de mudar e crescer do que os outros que tiveram um 2010 tranqüilo, sem maiores problemas. Se você acha que seu patrão não presta, ótimo. Será um erro culpá-lo e matutar mudar de patrão antes de você mudar a si mesmo e ser um pouco melhor, menos encrenqueiro, mais eficiente, mais capaz. Sei que você se queixa do quanto ganha por considerar seu salário muito baixo, mas talvez não mereça nem esse pouco que ganha, pois nas suas atribuições faz apenas o mínimo que acredita lhe garantirá o emprego e jamais se esforça pra ser a cada dia um pouco melhor e mais eficiente do que no dia anterior. Se sua esposa não é a mulher que você achava que era e sempre sonhou, ótimo. Há muito tempo está na hora de você começar a protegê-la e mudar e ser um marido melhor, elogiando tantas qualidades que ela tem e tantas coisas que ela tem feito por você e pelos filhos de vocês, em vez de ficar paquerando outras mulheres colocando a culpa na sua esposa. Se o seu marido deixou de ser o seu príncipe encantado, ótimo. Está na hora de você se tornar mulher de verdade, gastando menos tempo diante do espelho e da televisão e mais diante de um bom livro, crescendo como pessoa e sendo uma companheira acolhedora e mãe melhor. Se o governo criou tantos impostos que te sufocaram ano passado, ótimo. Não culpe o sistema político por teus males. Não são os impostos que são altos e sim você que vale pouco no mercado de trabalho, por isso ganha uma miséria. Veja menos televisão, leia mais livros, faça cursos e treinamentos, assim agregará valor a tua profissão e ganhará mais sendo um homem melhor. Se ver alguém jogando papel na rua, ótimo. Não faça o mesmo e pegue o lixo do chão e coloque numa lata de lixo. Lembre-se a diferença entre quem tem sucesso na vida e os fracassados não está no que acontece a eles e sim nas atitudes que eles têm diante do que lhes acontece.
Todas as experiências difíceis são oportunidades que Deus está nos dando para mudar algo que está errado em nós mesmos e nos tornarmos melhor. Essas experiências trazem em si a semente de um benefício no mínimo equivalente. Observe seu passado e veja as situações em que foi derrotado ou passou por grandes dificuldades. Nos informa Hill que as possibilidades são de que, caso tenha deixado bastante atrás a derrota para que a ferida sare, vai conseguir descobrir a semente de um benefício equivalente. Basta procurar essa semente e sem falta a descobrirá mais cedo ou mais tarde.
No hay comentarios:
Publicar un comentario