sábado, 8 de enero de 2011

EDUCAÇAO E RESPONSABILIDADE

08-01-2011


Educação e Responsabilidade



Toda a nossa educação formal nas escolas está voltada para o mercado de trabalho, dentro das regras do mundo capitalista. Existem algumas crenças que estão associadas a esse sistema. Fazem parte delas acreditar que o sucesso vem pela competição, que apenas o primeiro lugar interessa e que as escolas precisam preparar o sujeito desde pequeno para o mercado de trabalho.Tal tipo de percepção levou fatalmente o homem a uma postura egoísta onde os interesses individuais se sobrepõem aos coletivos. A competição deixou como conseqüência sentimentos de inveja, ciúmes e raiva e tantas vezes o sucesso de um tem sido conseguido às custas do fracasso ou do prejuízo do outro. Também fragilizou o conceito de honestidade, lealdade e ética, levando muitas pessoas a transgressões gritantes, mas sempre justificadas como sendo essas as regras do jogo para a sobrevivência.

Fiz em 2009 um estudo em uma escola incrível na cidade do Porto em Portugal, chamada de “ Escola da Ponte”, em função de próximo dela passar um rio e uma rodovia se cruzando. As crianças que ali estudam, mais de duzentas, são guiadas por outros princípios. Ali aprendem que o interesse coletivo vem antes do próprio. Que é necessário ajudar sempre os outros que precisam mais do que nós. Que a natureza é a mãe de todos, é nossa casa e que precisa ser respeitada e cuidada. Que quando todos se preocupam com o bem alheio, logo todos são beneficiados e os sentimentos relacionados com competição e inveja não têm sentido de ser. Ali se tem na realidade a prova de que outro mundo diferente do que tem sido pregado nas escolas tradicionais é possível.

Sig Ziglar, em um de seus livros, tratando de educação, traz uma estorinha muito ilustrativa sobre a questão da educação e responsabilidade. São quatro personagens que assim se chamavam: Todo Mundo, Alguém, Qualquer Um e Ninguém. Tinha uma tarefa muito importante para ser feita e Todo Mundo estava certo que Alguém o faria. Qualquer Um a podia fazer, mas Ninguém fez. Alguém se aborreceu porque era tarefa de Todo Mundo. Todo Mundo pensou que Qualquer Um podia ter feito e que Alguém a faria. Ninguém se deu conta de que Todo Mundo pensou que Alguém a faria. No fim das contas, Todo Mundo culpou Alguém porque Ninguém fez o que Qualquer Um podia ter feito. Conclui o autor que “Qualquer um pode, mas todos devem fazer”. Aí está um conceito de educação quase sempre negligenciado por nossos pais e mestres.

Desde as pequenas coisas em casa, até tarefas no trabalho, passando por muitas circunstâncias enquanto estamos na rua, sempre somos levados a crer que as tarefas que exigem algum sacrifício são de responsabilidade dos outros e somos tentados a buscar atalhos, muitas vezes dentro de princípios duvidosos, para facilitar nossa vida. Assim em casa, se vemos uma louça suja, uma roupa no chão, poeira na sala, logo deduzimos que não é tarefa nossa, que estamos cansados e que não fomos nós que sujamos. No trabalho, buscamos nos ater apenas ao mínimo dentro das tarefas que fazem parte de nossas atividades e tudo o que vai além disso, sempre nos justificamos que não faz parte de nosso trabalho. Na rua, quando vemos sujeira no chão, nem nos importamos, afinal de contas é tarefa dos lixeiros. Avançamos o sinal de trânsito porque “estamos atrasados” e quase atropelamos a vovó que passada na faixa de pedestre e ainda a olhamos com cara feia depois de pisar no acelerador. Vemos um cego querendo atravessar a rua, mas continuamos nossa caminhada a passos largos, pois já está na hora de entrar no serviço e tem muito trabalho de ontem que ficou para hoje, esquecendo que aquele cego poderia ser um de nós e nem valorizamos tantos presentes que Deus nos deu.

Podemos até nem nos dar conta, mas quando todos agem assim, a natureza é desrespeitada, as outras pessoas são ignoradas e prejudicadas, a convivência em casa e no trabalho se torna insuportável e, como conseqüência, todos sofrem, porque todos olham apenas para o próprio umbigo. Sim, um mundo diferente do que estamos vivendo é melhor, mas não espere que o prefeito ou o presidente faça as mudanças pois quem tem que mudar somos cada um de nós. A grande mudança que precisa ser feita está dentro de nós. Se tiver vontade de criticar alguém, de culpar alguém, culpe a si mesmo, responsabilize a si e saiba que o mundo irá mudar apenas quando você mudar. Você terá que vestir os óculos da humildade para que, quando se olhar no espelho, consiga ver que terá mais um dia pela frente para dominar a fera que vai dentro de ti e poder auxiliar a mudar esse mundo e transformar sua casa que é a terra, em um ambiente melhor para se viver, onde as pessoas se respeitam, se amam e todos se sentem responsáveis pela solução dos problemas. Quando cada um se preocupa em resolver os problemas que existem, onde quer que esteja, por menor que sejam, todos se beneficiam e nos corações habitarão sentimentos de amor, fraternidade e respeito. Um mundo assim somente será possível quando você mudar. O ano apenas começou. Arregace as mangas e mãos a obra. O futuro te pertence.

1 comentario:

  1. 2021 ford fusion hybrid titanium - TiNH Iron and Gold
    2021 buy metal online ford fusion hybrid titanium - TiNH Iron and Gold - TiNH Iron and Gold - TiNH Iron and Gold - TiNH Iron and Gold does titanium set off metal detectors - TiNH fallout 76 black titanium Iron and Gold - titanium wedding bands TiNH titanium bolts Iron and

    ResponderEliminar